Armazenamento em nuvem, produção remota e ganhos com Android TV estão no acordo (Reprodução)

A Rede Globo anunciou na manhã desta quarta-feira (07) uma parceria com o Google Cloud que promete revolucionar seu processo de transformação digital iniciado há cerca de três anos com o projeto de integração de canais #UmaSóGlobo.

A ideia é alocar na nuvem pública do Google os conteúdos proprietários como novelas, séries e programas. Além de uma operação inédita com o Android TV. Segundo Raimundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo, a ideia é tornar mais fluida a navegação dos usuários das TVs conectadas.

“Escritório virou estúdio e a casa virou cenário. São recursos sem fio e online. Onde e quando for preciso. O acordo envolve tecnologia, cocriação, inovação, modernização de operações da Globo. Os espaços podem ser virtuais em nossas transmissões. São 50 produções em nuvem. Se muda hábito, mudamos junto. Remoto é questão de saúde”, frisa Barros.

O acordo da Globo com o Google Cloud é inédito e poderá ser benchmark para o trade global de mídia. No entanto, os resultados da operação Android TV por enquanto são exclusivos da Globo. Barros prossegue:

“Nossa demanda é maior do que a nossa capacidade. A nuvem pública resolve naturalmente devido a sua elasticidade. Ela pode provisionar recursos no tamanho da demanda. Por exemplo: são três milhões de pessoas no paredão do Big Brother votando. Vamos ficar mais ágeis com aprendizado de máquina e inteligência artificial para suportar o número de votos. Além do que tudo é pago sob demanda.  É um benefício econômico”.

O caminho da jornada mediatech é justificativa para a Globo embarcar em uma parceria com esse perfil. “Agregar inteligência aos produtos, Cada consumidor terá um Globoplay diferente. Faremos isso com tudo que estiver no pipeline. A economia digital acontece de forma exponencial. Para isso, tem que ter parceiro relevante para apoiar essa jornada. Esperamos avançar com esse acordo o processo de transformação digital da Globo”, explica Barros.