O calendário da era digital na Rede Globo de Televisão já está definido. A partir do próximo mês de dezembro a transmissão do sinal na cidade de São Paulo passa a ser com a nova tecnologia que garante imagem com maior qualidade com mais de mil linhas, mobilidade (distribuição via aparelhos de telefonia celular, ônibus, táxis, trens e metrôs) e interatividade. No primeiro semestre de 2008 o ambiente digital chega ao Rio de Janeiro e depois às principais capitais brasileiras. Até 2016, prazo final dado pelo governo brasileiro para a implantação do sistema digital no País, a Globo planeja concluir o processo nas 121 emissoras que integram sua rede. O diretor geral da Rede Globo, o executivo Octávio Florisbal, disse durante entrevista coletiva realizada hoje em São Paulo que os investimentos programados para os próximos três anos serão de US$ 300 milhões, média de US$ 100 milhões por ano. “Até bem pouco tempo investíamos no máximo US$ 35 milhões por temporada. Agora, a demanda cresceu verticalmente, saímos de um período mais apertado antes da reestruturação da dívida e vamos investir mais”, explicou Florisbal. As emissoras de televisão têm cerca de 60% do marketing de investimentos em mídia no Brasil, estimados em R$ 17 bilhões líquidos, dos quais a Globo fica com 75%. A expectativa de crescimento para 2007 é de 7%. “Esse crescimento contempla o desenvolvimento da operação e também custos de mídia”, afirmou Florisbal.
Paulo Macedo