A iniciativa ESG da companhia, que inclui TV Globo, os 26 canais de TV por assinatura, Globoplay e os produtos digitais, contempla seis compromissos
O Grupo Globo apresentou nesta quinta-feira(14), o seu primeiro relatório de Sustentabilidade, como parte de um processo iniciado no começo de 2021 e batizado de 'Agenda 2030'. No encontro com a imprensa, os executivos da companhia também anunciaram a adesão ao Pacto Global da ONU, que estabelece 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, conhecido por ODS.
A iniciativa ESG da companhia, que inclui TV Globo, os 26 canais de TV por assinatura, Globoplay e os produtos digitais, contempla seis compromissos.
O primeiro, a produção e distribuição de conteúdos conectados com a evolução social e ambiental; o segundo, diversidade e inclusão; o terceiro, bem-estar e ambiente de trabalho; o quarto, meio ambiente; o quinto, governança; e o sexto, educação, hoje tangibilizado pelo Movimento LED.
"É o lançamento oficial de uma agenda ESG que é resultado de um trabalho histórico que o Grupo fez ao longo de toda a sua existência", afirmou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo. Para ele, são pautas que fazem parte dos valores e da missão da empresa.
Encabeçado por Manuel Belmar, diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura, o projeto foi iniciado com 20 pessoas. Como objetivo inicial, entender o que vinha sendo feito e "reconhecer o que falta fazer", afirmou o executivo.
Para começar, fizeram um benchmark com empresas de mídia internacionais para ver movimentos e potenciais caminhos de atuação. Encontraram no conteúdo o principal ativo e poder de conexão que as organizações de mídia podem usar para impulsionar a agenda.
Aprendizado que foi conectado com a análise de processos internos e com a perspectivas de cinco públicos de interesses: colaboradores, consumidores, anunciantes, investidores e acionistas (família Marinho). A partir do cruzamento dessas informações com os objetivos de negócios, nasceram os seis compromissos.
"Mundialmente, estamos dando um passo além", diz Belmar, ao comparar com a iniciativas de ESG vistas em outros lugais. O movimento torna o grupo a primeira empresa de mídia nacional a ter um compromisso formal com a causa.
A iniciativa está em fase de definição de metas e métricas do que deve prometer para 2030. Em "meio ambiente", no entanto, algumas já estão alinhadas. A organização quer ter uma matriz energética 100% renovável, percentual hoje em 95%, e fazer uma gestão de resíduo sem direcionar nenhum material para aterros sanitários - atualmente, só consegue fazer isso com 50% das sobras.
Segundo Maurício Gonzalez, líder do grupo de Meio Ambiente, o grupo 'está investindo em muitas tecnologias e criando novas iniciativas'. Há um compromisso também para a redução de emissão de gases do esfeito estufa de 15% até 2026 e 30% até 2030, anunciado quando da emissão de títulos da dívida no exterior no começo deste ano.
Campanha
Para comunicar a iniciativa, está lançando uma campanha que deve contar com sustentação ao longo dos próximos 3 meses, com seis filmes, cada um dedicado a explicar um dos compromissos. No digital, a estratégia é detalhar os dados presentes neste primeiro relatório, reforçar o legado e tratar dos próximos passos que o grupo deve imprimir. Além disso, preveem ações que dialoguem com cada um dos cinco públicos de interesse.