A GNT iniciou a campanha “Isso é Coisa de Preta”, material pautado em legado, empoderamento e representatividade. A ideia é ressignificar a fala racista de modo a exaltar as mulheres negras.

As peças serão veiculadas na TV e redes sociais do canal durante o mês da Consciência Negra para inverter perspectivas e demonstrar que as mulheres negras tem orgulho de ser quem são, do cabelo, do corpo, das próprias referências e de sua importância. As protagonistas têm diferentes idades, tons de pele, orientações sexuais, identidades de gênero e profissões.

Fabiana Gabriel, gerente de marketing e digital do GNT, VIVA e Mais na Tela, conta que foram filmadas mulheres com histórias reais para inspirar em um tom pessoal e com experiências que geram identificação. “Assim, reforçamos e damos continuidade ao papel do GNT de convidar todos a refletirem sobre temas relevantes para a sociedade. Em 2019, adotamos o posicionamento Gente Inspira GNT, buscando abrir conversas com pessoas que inspiram e transformam o mundo, e a programação está sempre evoluindo em conteúdos relevantes para a sociedade, como questões de gênero e violência contra a mulher. Acreditamos que a reflexão e o debate são peças fundamentais para a construção de um mundo mais equalitário, e colocar luz sobre a diversidade, não só agora, mas ao longo do ano todo, é fundamental nessa construção”, afirma.

O lançamento da campanha foi feito por Gaby Amarantos no “Saia Justa”. O programa ao vivo teve ainda a participação de Silvio Almeida, que falou, entre outros temas, sobre como o racismo é disfarçado e como se posicionar diante desse cenário. Durante a atração também foi exibida a peça Manifesto, um filmete de 30 segundos que combina declarações de mulheres negras, e valoriza as trajetórias dessas personagens por meio de falas de orgulho para inspirar gerações futuras.

Gaby também vai apresentar o “Diálogos – Isso é Coisa de Preta”, evento para amplificar vozes potentes de mulheres negras. A iniciativa será transmitida no YouTube do GNT dia 11 de novembro. 

Entre os materiais há a “Buscador”, que utiliza buscadores da internet como forma de divulgar o impacto positivo da comunidade negra na sociedade.

Já a peça “Orgulho” leva para os programas e intervalos histórias que falam sobre o orgulho de ser uma mulher negra, desconstruindo estereótipos de talentos do GNT, como Taís Araújo e Stephanie Ribeiro, e das personagens-reais da campanha, como a doceira Marcia Florencio, a dentista Ava Simões, a artista plástica e ceramista Gabriela Marinho, a engenheira química Christina, a afrobailarina Bruna Montenegro e a atleta paralímpica July.

No final dos vídeos, mulheres são convidadas a enviarem, por meio de um QR Code na tela, seus relatos pessoais. Também serão exibidos filmetes com depoimentos de cada uma das personagens sobre elas mesmas e um vídeo com os bastidores da produção de “Isso é Coisa de Preta”.

Ficha Técnica
Diretor de Marca e Comunicação: Manuel Falcão
Diretor de criação: Ricardo Moyano
Direção de Marketing e operações: Mariana Novaes
Gerência de Criação: Mônica Puga
Coordenação de Criação: Bruna Fonyat
Redatora: Gabriela Oliveira
Designers: Beatriz Socha, Kel Veira e Isaac Sales
Gerência de Atendimento: Suzana Prista
Coordenação de atendimento: Sandro Machado
Analista de atendimento: Nana Datto
Coordenação de Produção: Alessandro Rios
Produtora: Elisa Levy
Assistente de Produção: Lara Aleixo
Direção de Cena: Mariana Jaspe
Direção de Fotografia: Lílis Soares
Assistente de Direção: Barbara Fuentes
1 Assistente de câmera: Paula Ortiz
2 Assistente de câmera/Video Assist: Paula Rocha
Logger: Flavio Muniz
Making OF: Yuri Apoena Taveira / Capuzzo Produções
Chefe de elétrica: Tabatta Martins
1⁰ assistente de elétrica: Lelé
Chefe de maquinaria: Hallfmam
1⁰ assistente de maquinaria: Jamilson Beringela
2⁰ assistente de elétrica e maquinaria: Edson Bigorna
Som direto: Irla Franco
Monitoração Remota: RGB
Direção de Arte: Caroline Meirelles
Produtora de Arte: Isabella Flach
Assistência de arte: Bruna Santos
Contra Regra: David Cabelinho
Contra Regra: Marcelo Mattza
Contra Regra Montagem: Joel Honorato Ramos
Figurinista: Mari Bruxa
Assistência Figurino: Franklin Dalua
Assistência de set: Marcelle Ferreira
Produção de moda: Nurya Boni
Maquiagem: Danielle Leone
Limpeza e Sanitização: Chacal 17
Pesquisadora: Virgínia Fravrin
Storyboard: Marcel Melfi
Edição: Stephanie Britsch
Colorização: João Moreira
Estúdio e Segurança: HZ Estúdios
Iluminação e Maquinária: Luz Rio e All Cine
Acessórios de câmera: Carcará Filmes
Catering: La Creme
Transporte: Globo e NorbertCar
Testes Covid: Laboratório Granato