Os CEOs de Google e Lenovo: Larry Page e Yang Yuanqing

 

A Lenovo, gigante chinesa do ramo da informática, comprou a Motorola, que estava sob domínio do Google desde 2011, por US$ 2,91 bilhões. O acordo entre as partes foi divulgado na noite da quarta-feira (30). A Motorola ficou cerca de dois anos sob o controle do Google. A gigante de tecnologia comprou a empresa em agosto de 2011 por US$ 11,5 bilhões de dólares na época, tendo como intuito o desenvolvimento de uma unidade de aparelhos móveis. O valor da venda anunciada recentemente, porém, é menos de um quarto do valor investido.

A Lenovo, que em 2005 comprou o braço de computadores e a marca da IBM, faz agora uma nova aquisição no mercado tecnológico. A compra inclui a marca Motorola e o portfólio Motorola Mobility, que inclui os smartphones fabricados pela empresa americana. O Google, por sua vez, manterá o controle de grande parte das patentes da Motorola Mobility. O acordo prevê que a Lenovo terá as licenças para aproveitar essas patentes em seus produtos.

“Com uma operação consistente no ramo de computadores e operações crescentes no ramo de smartphones, o acordo fortalecerá de forma significativa a posição da Lenovo no mercado de celulares. Além disso, a Lenovo ganhará uma forte presença de mercado na América do Norte e na América Latina, assim como participação na Europa para complementar seu crescente mercado de smartphones nos mercados emergentes ao redor do mundo”, afirma o comunicado. O documento lembra ainda que a transação está sujeita à aprovação dos órgãos responsáveis e à readequação de seus termos segundo as leis.