Com o objetivo de lançar luzes sobre a importância da recuperação da vegetação nativa e fornecer um facilitador tecnológico para quem tem interesse em investir no reflorestamento e compensar a pegada de carbono, foi anunciado o lançamento da plataforma Os Greenies, que vende arte digital no formato de NFT atrelada ao plantio de um milhão de árvores na Mata Atlântica.

O projeto foi criado por um grupo formado por oito profissionais de áreas como artes, publicidade, tecnologia, esportes e economia verde que têm o plano de impactar positivamente o planeta.

A proposta nasceu do encontro de ideias que visavam utilizar a web3 como meio de levantar recursos para plantar árvores. Com isso, os fundadores pretendem mostrar também que é possível aliar propósito e blockchain, oferecendo ao mercado um NFT do bem.

A plataforma tem uma coleção de 5005 artes digitais feitas pelo designer Denis Freitas, geradas em um processo que inclui a IA generativa. Os valores dos NFTs, à venda tanto para pessoa física quanto para empresas, seguem a estimativa de emissão de carbono, um cálculo definido pelo estilo de vida (para aquisições individuais) ou pelo tamanho da empresa (para compras corporativas).

Na prática, cada categoria dos Greenies estipula a quantidade de árvores que será plantada e a compensação é comprovada por meio de certificado, que tem validade de um ano. Do total arrecadado com as vendas dos NFTs ecológicos, 80% são destinados para o reflorestamento.

O projeto conta com três instituições parceiras, sendo elas a Iniciativa Verde (organização que trabalha com projetos de plantio de árvores), Jundu (empresa que atua com certificações que garantem que houve estoque de carbono) e Fábrica Ecológica (consultoria em mudança climática que responde pelos cálculos das emissões).

A operação iniciou a venda dos NFTs para empresas e a OOH Brasil e Urban Arts foram as primeiras a adquirir Greenies. De acordo com a empresa, outras negociações estão em andamento.  

"Para nós, é imprescindível fazer parte desta iniciativa. Nossa crescente expansão pelo Brasil exige também que pensemos em como zerar o carbono que emitimos no dia a dia. Desde 2020, utilizamos energia 100% limpa em nossos ativos. Agora, com 100% da compensação do carbono anual da empresa, damos um enorme passo na nossa contínua dedicação ao pilar ambiental das premissas do ESG”, declarou Felipe Davis, CEO da OOH Brasil.