O Grupo SBF, controlador da Centauro e da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, anuncia a compra da rede NWB, detentora dos canais Desimpedidos, Acelerados, Fatality e Falcão 12, e de 80 afiliados que juntos somam mais de 81 milhões de seguidores no Instagram e 73 milhões de inscritos no Youtube.

O negócio marca a entrada do SBF no universo do conteúdo e do entretenimento, dando acesso a novas expertises que vão aprofundar a relação do grupo e suas empresas com toda a audiência do esporte. O custo da negociação: R$ 60 milhões.

Desde que iniciou sua operação, em 2013, a NWB acumula mais de 10 bilhões de visualizações em seus canais no Youtube. A rede também tem ativa uma máquina de produção que lança, em média, 150 vídeos inéditos por semana. Juntos, esses vídeos somam mais de 1,9 bilhão de visualizações por ano. Números como esses despertaram o interesse do Grupo SBF.

Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF (Divulgação)

“Uma plataforma de engajamento é mais um pilar relevante na construção de um ecossistema. Com esse movimento, passamos a contar com o alcance dos canais proprietários e afiliados da NWB, além da possibilidade de criarmos novos conteúdos para estreitarmos relacionamento com a nossa base de clientes”, afirma o CEO do Grupo SBF, Pedro Zemel. “Trata-se de mais um passo importante dentro da nossa estratégia de ser o principal e maior destino do esporte”, completa.

Na prática, com essa nova unidade de negócio, o Grupo SBF passa a ter contato e coletar dados dos diversos tipos de audiência esportiva, antes mesmo da fase de compra: “Uma etapa da jornada do consumidor que ainda não estávamos presente”, destaca Zemel.

Com o anúncio, a NWB pretende ser uma potente ferramenta de captura e engajamento de clientes, enquanto outras verticais do ecossistema vão impulsionar a esses públicos produtos, serviços e experiências diversas ofertadas por meio de, por exemplo, Centauro e Nike.

Após a aprovação da transação pelo CADE e a realização do fechamento da operação, Rafael Grostein, até então CEO da NWB, permanecerá na liderança da operação, junto com todos os talentos da rede de canais digitais.

Rafael Grostein (Divulgação)

“Desde o início das conversas, ficou claro que o Grupo SBF e a NWB possuem a mesma proposta de valor: fazer parte, de forma relevante, da jornada do fã de esporte. A chegada ao grupo, além de acelerar o plano de crescimento de audiência e expansão do negócio dentro do ecossistema, permite à NWB a construção de um pilar de tecnologia orientado para captura de dados e monetização direta dos milhões de views mensais da rede. Tenho confiança que a marca dessa nova fase é a consolidação da NWB como player de destaque na indústria de entretenimento e mídia esportiva do país”, ressalta Grostein.