A fintech de meios de pagamento Hash passa a operar com um novo posicionamento a partir desta segunda-feira (23). Traduzir a complexidade dos fluxos financeiros e os fatores culturais da startup por meio do universo do entretenimento foi a solução encontrada pelo time de design.
“Identificamos desafios relacionados à forma como comunicamos o que é a Hash e o que ela faz. Aplicamos pesquisas internas e externas e entendemos a necessidade de criar recursos visuais simples e objetivos, que mostram nossos pontos fortes e nossos diferenciais”, conta Rafael Oli, responsável pela área de design e pesquisa da empresa.
Com personagens que representam organizações e colaboradores na estética de cartoons dos anos 30, o projeto reforça a rapidez e capacidade de atendimento da empresa fundada em 2017 com a missão de descentralizar a oferta de pagamentos e soluções bancárias.
O projeto apresenta a Hash como uma plataforma modular que flutua nos ambientes, desafiando a gravidade, enquanto os colaboradores são apresentados como habitantes dessa nave voadora, destacando os fatores culturais e comportamentais defendidos pela empresa. As relações interpessoais também são representadas de uma forma irreverente: por meio de aliens. A escolha faz referência ao incomum, a seres com características, conhecimentos e realidades peculiares que se complementam, materializando o “Hashverse”.
O rebranding unifica a comunicação interna e externa, redes sociais e materiais de vendas, além do site e canal da marca no YouTube. “Descentralizar os serviços financeiros exige também uma comunicação clara e didática. Crescemos dez vezes no último ano e sabemos que, para seguir crescendo, precisamos nos expressar de uma nova forma”, declara João Miranda, fundador e CEO da fintech.
Voltada para o mercado B2B, a Hash opera por meio de uma plataforma que ajuda as empresas a prestarem serviços financeiros, absorvendo os fluxos de toda a rede de clientes. As soluções personalizadas da empresa estão hoje presentes em mais de 15 mil estabelecimentos.