Zendesk prepara uma legião de agentes de inteligência artificial (IA) treinados para atender o cliente

A empresa de experiência do consumidor Zendesk realiza o ‘Relate 2025’ no centro de convenções do hotel Aria Resort & Casino, complexo operado pelo grupo MGM Resorts International, localizado em uma das áreas mais badaladas na cidade de Las Vegas, em Nevada (EUA). O evento ocorre entre os dias 25 e 27 de março.

A expectativa para o encontro organizado anualmente é receber mais de dois mil visitantes de 30 países, que devem assistir a 60 painéis sobre tecnologias que ditarão o futuro do atendimento ao cliente.

A plataforma fundada em 2007 investe em inteligência artificial para “transformar a forma como as empresas se relacionam com as pessoas”, comenta Sarah Gavin, senior vice-president communications da Zendesk. Em sessão para a imprensa na manhã desta terça-feira (25) - com predominância de jornalistas da América Latina, especialmente do Brasil -, a empresa detalhou o potencial de recursos turbinados por inteligência artificial (IA).

“Humanos e IA estão cada vez mais próximos”, indica Tom Eggemeier, CEO da Zendesk, que soma mais de cem mil clientes em 160 territórios. Com 5.450 colaboradores, a companhia processa oito bilhões de pedidos, apoia quatro milhões de agentes e administradores, gerencia 13 bilhões de contas de usuários finais e rastreia 19 bilhões de bilhetes.

A expectativa é aumentar a receita de US$ 2 bilhões para US$ 3 bilhões até 2027 com ferramentas de experiência do cliente impulsionadas por IA, pilar do plano de expansão capitaneado desde 2023. “Vivemos hoje a melhor fase da Zendesk, em posição vantajosa no mercado”, aponta Eggemeier.

A Zendesk prepara uma legião de agentes de IA treinados para atender o cliente. Soluções direcionadas aos colaboradores das empresas também estão na linha de frente, ao lado do desenvolvimento de serviços capitaneados pela nova plataforma Resolution.

Complexo localizado na Las Vegas Strip, um dos resorts mais luxuosos do MGM Resorts International, é a sede do 'Relate 2025', da Zendesk (Divulgação) 

Simplicidade e rapidez
Mesmo com tantas inovações descobertas nos últimos anos, “o desafio é o mesmo, as pessoas esperam que seus problemas sejam resolvidos”, lembra Jon Aniano, senior vice-president product and CRM applications da Zendesk.

A plataforma empenha os mesmos valores que nasceram com a empresa pelas mãos de Mikkel Svane, Alexander Aghassipour e Morten Primdahl na Dinamarca em 2007. Avaliada em US$ 10,2 bilhões em 2022, foi adquirida por um grupo de investidores comandado pelas gestoras de private equity Permira e Hellman & Friedman. Hoje, a companhia tem capital fechado e está sediada em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Simplicidade e rapidez guiam o negócio. Mais velozes e precisos nas respostas, os agentes de IA conseguem aprender e se adaptar mesmo aos pedidos mais complexos. A personalização do contato entre as marcas e os seus públicos é uma das principais demandas do setor para gerar fidelidade e conversão, estratégia que ganha força com a inteligência artificial.

A expectativa dos brasileiros em receber um atendimento customizado é crescente. Para 68% das pessoas que participaram de um estudo da Zendesk, não há mais espaço para abordagens generalistas, e 78% aceitariam conversar com agentes de IA capazes de melhorar as suas experiências. Os dados estão na sétima edição do estudo ‘CX Trends 2025’, divulgado em fevereiro.

No mesmo mês, a Zendesk assinou um acordo de compra com a Local Measure, especializada em contact center as a service (CCaaS) alimentada por inteligência artificial. O sistema opera em nuvem os contatos feitos por meio de voz. A conclusão do negócio está prestes a ser confirmada. O serviço acirra a competição em um setor que deve movimentar US$ 17,12 bilhões até 2030, de acordo com projeção da consultoria Grand View Research.

O CEO Tom Eggemeier: “Vivemos hoje a melhor fase da Zendesk” (Divulgação)

Guia para tomada de decisões
Alimentadas por IA ou armazenadas em nuvem, plataformas CCaaS coletam dados a partir das interações feitas com os clientes por voz, bate-papo, e-mail ou redes sociais. Assim, conseguem customizar experiências. “Entregamos visibilidade dos dados coletados para que a empresa saiba quais decisões de negócio tomar”, frisa Aniano.

No serviço ‘Contact center’, a inteligência artificial integra toda a jornada de chamadas. “A análise dos pedidos indica as melhores ações”, acrescenta Aniano. Mais fácil de configurar, gerenciar e manter, o contact center da Zendesk tem o suporte da plataforma de computação em nuvem AWS (Amazon Web Services) e da Local Measure. “Este é um momento extraordinário. Qual é a resolução que você precisa para o seu negócio? Esse é o valor das soluções que a IA pode resolver”, complementa Aniano.

Com o recurso ‘Upgraded AI agent builder’, é possível personalizar agentes conforme as necessidades, enquanto o ‘Agent copilot’ se conecta com bases da Zendesk e sistemas externos, permitindo que os agentes executem processos cruciais para o negócio. “É um conhecimento aprofundado com ações integradas para a geração de respostas relevantes”, certifica Aniano.

Insights ancorados na central de ajuda se transformam em ações executivas de forma instantânea, simplificando a dinâmica de trabalho. “Automatização para escalar o negócio, treinar agentes para resolução de problemas e guiá-los para que tomem as melhores decisões são as principais ofertas da Zendesk”, resume Aniano.

Ambiente unificado
Com a plataforma Resolution, o ‘Knowledge graph’ abastece mais de 50 mil bases de conhecimento nativas, facilitando a incorporação de dados e a obtenção de respostas a partir de recursos de busca generativa. O sistema unificado conecta e organiza a captação de informações.

Já o ‘Knowledge builder’, utiliza IA para analisar o histórico de tickets e o contexto empresarial. Um centro pronto para uso assegura o acesso às informações para a solução rápida de problemas até mesmo por empresas que ainda não possuem uma base já formada.

Jon Aniano, senior VP product and CRM applications da Zendesk, e o VP product management Reetu Kainulainen: nova geração de agentes de IA é o futuro da Zendesk (Divulgação)

No ‘Action builder’, fluxos de trabalho são automatizados com IA e agentes humanos em qualquer sistema e sem a necessidade de codificação, dispensando gastos com fornecedores para ofertar as experiências desejadas pelos clientes. Tem ainda o ‘App builder’, solução sem código para o desenvolvimento de aplicativos customizados com IA generativa.

“É uma ferramenta importante para empresas e desenvolvedores”, sugere Aniano. O avanço segue com o ‘AI insights hub’, uma operação de inteligência artificial voltada para transformar insights em ações.

Dentro de casa
O quadro de funcionários também demanda atendimento de qualidade. Com o ‘Employee service suite’, a Zendesk dá suporte aos times de tecnologia e recursos humanos por meio de ferramentas de IA que eliminam ruídos e aceleram soluções.

“O serviço é intuitivo, guiado por IA”, atesta Aniano. Uma das ferramentas, o ‘Service catalog', centraliza o suporte em um único help center, enquanto ‘Approvals’ promete eficiência em processos de aprovação. Há ainda recursos para automatização de tarefas.

A empresa planeja lançar em 2026 o ‘IT asset management’, que deve aprimorar o trabalho de rastreamento, gestão e otimização de hardwares e softwares utilizados por funcionários. Com o mesmo poder de precisão da IA para os serviços aos clientes, o recurso endereça economia de gastos e aumento de produtividade.

Segurança
Pivô de evolução, a inteligência artificial traz também incertezas. “A confiança é o centro de tudo o que a Zendesk cria”, atesta Shana Simmons, chief legal officer da empresa.

Privacidade e transparência também são mandatórios. Shana define o Brasil como um país adepto à inovações e reconhece que a regulação reduz riscos. “Precisamos colocar a inovação em um ambiente seguro. Acompanhamos os debates locais e respeitamos as normas”, assegura.