A InBev (resultado da fusão entre AmBev e Interbrew em 2004) oficializou ontem (11) a intenção de compra da cervejaria norte-americana Anheuser-Busch e ofereceu US$ 46 bilhões pelo grupo que é detentor, dentre outras marcas, da Budweiser – um dos maiores ícones dos Estados Unidos.
Caso o acordo seja concretizado, a união das duas empresas se transformará no quinto maior conglomerado de produtos do mundo, com um capital de US$ 100 bilhões e rendimento anual de US$ 20 bilhões. A produção atingiria 461 milhões de hectolitros de bebidas ao ano.
Em entrevista dada na manhã desta quinta-feira (12), o brasileiro Carlos Brito, ceo da InBev, afirmou que não fará mudanças bruscas na Anheuser-Busch, como demissões de funcionários. “Não temos planos de fechar nenhuma cervejaria. Manteremos as mesmas pessoas, com as mesmas receitas e tradições e entedemos que isso é a chave das marcas que as liga com os consumidores”, explicou.
No ano passado, a InBev vendeu US$ 21,2 bilhões e a Anheuser-Busch, US$ 16,7 bilhões.
O boato da intenção de compra da InBev começou em outubro do ano passado e, no começo deste ano, o boato ganhou força quando a InBev também cogitou a possibilidade de compra do grupo britânico SABMiller. Porém, no mês passado, a SABMiller fechou joint venture com o grupo norte-americano Coors.
Maria Fernanda Malozzi