A Publicidade é o tema da 20ª edição de Textos do Brasil, revista digital do Departamento Cultural do Itamaraty – órgão do Ministério das Relações Exteriores –, que já abordou assuntos temáticos em títulos anteriores, como Sabores do Brasil, Capoeira, Sustentabilidade, Direitos Humanos, Música Popular Brasileira, entre outros.
Em suas mais de 200 páginas, a obra traz textos de profissionais consagrados da propaganda brasileira. Caso de Flávio Rezende, diretor nacional de mídia da DPZ, que abre a série com “A evolução da mídia no Brasil”. Em seguida, o chairman da WMcCann, Washington Olivetto, aborda “Quem não se aprimora se estupora”, lembrando de Chacrinha. Sócio e chairman da Lew’LaraTBWA, Luiz Lara escreve sobre “Os desafios da publicidade brasileira na era do conhecimento”. Enquanto Guga Ketzer, sócio e VP de criação da Loducca, traz o tema “A criatividade como marca genética”. “Das ondas radiofônicas às imagens digitais: a potencialidade da produção audiovisual brasileira”, é o capítulo escrito por Leyla Fernandes, presidente da Apro (Associação Brasileira de Produtoras Audiovisuais). Colaborador do propmark, o cartunista Dorinho Bastos fala sobre sua obra em “A moça do café: ‘passe lá pra tomar um cafezinho!’”, com título em alusão ao seu famoso personagem, a Dona Zezé. Por fim, os professores da ESPM, Emmanuel Publio Dias e Roberto Côrrea, encerram a série com “Curso de comunicação social no Brasil: do empírico ao formal”.
O prefácio é assinado pelo presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Orlando Marques. Sob o título “Um grande momento da publicidade brasileira”, o executivo, que também é CEO e presidente das agências Publicis no Brasil, dá um panorama sobre o que o leitor irá encontrar na revista, e ressalta que é “graças a essa boa publicidade que podemos também nos orgulhar da qualidade e independência editorial dos nossos veículos de comunicação”. “Não fosse o grande volume publicitário investido pelos nossos clientes nesses meios de divulgação, ficariam eles à mercê das verbas oficiais e dos governantes de plantão”, destaca.
A revista de Publicidade da série Textos do Brasil está disponível para leitura no site do Departamento Cultural do Itamaraty.