A Interbrand divulgou pesquisa com as marcas mais valiosas do Brasil. O Itaú conquistou o primeiro lugar pelo quinto ano consecutivo e sua marca está avaliada em R$ 8,076 bilhões. Os bancos são fortes neste quesito, prova disso é que o segundo e o terceiro lugar também ficaram com instituições financeiras: Bradesco, com sua marca avaliada em R$ 7,922 bilhões e Banco do Brasil (R$ 7,772 bilhões). A Petrobras subiu duas posições no ranking e ocupa este ano a quarta colocação (R$ 5,738 bilhões). Completam a lista dos dez mais: 5.º) Unibanco (R$ 4,341 bilhões); 6.º) Natura (R$ 3,338 bilhões); 7.º)Vale (R$ 2,871 bilhões); 8.º) TAM (R$ 881 milhões); 9.º) Gerdau (R$ 681 milhões); 10.º) Usiminas (R$ 626 milhões). Esta é a quinta edição da pesquisa e as cervejarias e fabricantes de refrigerantes não constam do ranking este ano pelo fato da internacionalização ter permitido a entrada de capital estrangeiro maior do que o estabelecido pela metodologia da Interbrand. De acordo com Alexandre Zogbi, diretor de avaliação de marcas da Interbrand, os principais critérios da pesquisa são: ser empresa com capital majoritariamente brasileiro, ser listada em bolsa ou ter publicação regular de suas informações financeiras ao mercado, interagir com o consumidor final e apresentar resultados financeiros positivos.