Campanha era um remake de “Tiny Dancer” e foi produzido pela agência Adam & EVE/DDB (Reprodução)

A John Lewis retirou do ar a campanha de seguro residencial que gerou diversas críticas e discussões.

O remake de “Tiny Dancer”, produzido pela Adam & EVE/DDB, que trazia um garoto caminhando pela casa enquanto usa roupas e acessórios vistos como “tipicamente femininos”, como joias, batom e salto alto, recebeu mais de 300 reclamações, de acordo com a Advertising Standards Authority (ASA), a organização autorregulatória da indústria de publicidade no Reino Unido.

A campanha recebeu diversas críticas sobre a forma em que o garoto estava vestido e pessoas afirmando que o vídeo estava sexualizando o garoto, mas o motivo da queda teria sido o conjuntos de reclamações de propaganda enganosa.

De acordo com o site Campaign, a Financial Conduct Authority (FCA) afirmou que o anúncio pode confundir os consumidores sobre o que é coberto em um seguro residencial.

A empresa se pronunciou nas suas redes sociais e explicou o motivo da retirada do anúncio. “Você pode ter visto nosso anúncio ‘Let Life Happen’ para nossa nova oferta de seguro de conteúdo residencial, que ficou no ar entre 11 e 27 de outubro de 2021. Este anúncio foi retirado porque a Financial Conduct Authority (FCA) considerou o conteúdo potencialmente enganoso e pode fazer com que os clientes fiquem confusos sobre a nova oferta de seguro de conteúdo residencial da John Lewis. Isso nunca foi nossa intenção”, diz o post.

Entre as críticas recebidas pela empresa no YouTube, parte do público chamou a propaganda de enganosa. “A criança parece fofa, nada de errado em um menino usando vestido ou maquiagem. Mas ele está sendo horrível! Por que a mãe está sentada lá deixando-o destruir a casa? Não é sobre como ele está vestido, é o fato de que seu comportamento está sendo aplaudido enquanto ele se expressa e ninguém está intervindo quando ele está sendo destrutivo e desrespeitoso”, escreveu um espectador. “O menino está causando danos intencionais que nenhuma seguradora que se preze pagará”, apontou outro.

A empresa completou afirmando que entrou em contato com clientes que contrataram o serviço de seguro para constantes residenciais desde que o anúncio foi ao ar pela primeira vez para esclarecer esses detalhes.