
Com 18 meses de planejamento e seis de produção, a Lacta está pronta para a Páscoa 2020. Líder em vendas pelo 22º ano consecutivo, a marca não se coloca em uma posição confortável durante a época mais importante para o setor de chocolates. Com isso, nesta quarta-feira (04), em São Paulo, a companhia apresentou mais de 25 opções de produtos e revelou uma linha premium que promete atrair o consumidor pela indulgência e atrapalhar a concorrência de lojas presenteáveis como Cacau Show e Kopenhagen.
Em entrevista exclusiva ao PROPMARK, Amanda Affonso, gerente de marketing de produtos sazonais e presenteáveis da Lacta, fala sobre a aposta em uma linha de produtos mais sofisticadas – são quatro versões -, da nova categoria de produtos presenteáveis e faz uma análise do mercado de Páscoa.
Linha premium
Realizamos pesquisas e observamos que era uma necessidade do consumidor e o varejo não estava preparado para atendê-lo. Quem desejava consumidor este tipo de produto procurava uma loja especializada, mas, agora, trazemos essa oportunidade para os varejistas. Esta é a primeira vez que a marca aposta em uma linha de produtos com um valor agregado maior. São dois produtos que trazem tripla camada de recheio – avelã e oreo – e, outros dois, para aqueles que gostam de chocolate 60% cacau – clássico e mix de nuts. Acreditamos que entrar neste mercado de presenteáveis e indulgentes será a grande virada da Lacta na Páscoa. Mas isso não quer dizer que teremos produtos muito caros, o preço máximo sugerido pela empresa é de R$ 53,90 na gôndola. Além disso, conseguimos trabalhar com diversos tipos de bolso, pois o consumidor pode levar, por exemplo, nove trufas por R$ 15, ou seja, dá para presentear todo mundo.

Mercado
O setor de Páscoa cresceu 2,1% em 2019 e a Lacta acompanhou este crescimento de mercado. Mesmo sendo líder há mais de duas décadas, nunca estamos em uma posição confortável. A Mondelēz sempre nos desafia a ser melhores. Na momento em que nos acomodamos no mercado, ficamos na mesmice e perdemos o consumidor. Precisamos ter ele sempre no centro da nossa estratégia. Entre os nossos ovos regulares o Sonho de Valsa, Diamante Negro, Ao leite e Laka são os mais vendidos da época.

Nova categoria
Queremos retomar o protagonismo da Páscoa. Antigamente, a data era só sobre ovos e, agora, não é apenas isso. Este mercado expandiu e o consumidor aprendeu a consumir coisas diferentes. Com este mix de anseios, tivemos que buscar novas oportunidades para atender outros desejos e momentos de consumo. Para isso, trazemos a nossa linha de trufas para começar a entrar neste mercado de presenteáveis. Vale ressaltar que estes são produtos que estarão o ano inteiro com o consumidor, não somente na Páscoa. Eles farão parte de todas as datas sazonais. Afinal, o consumidor usa chocolate para presentear.

Licenciamento
Este ano a Lacta traz seis licenças. Entre as novas estão Minions, Teen Titans, Pets e Super Hero Girls. As marcas Barbie e Hot Wheels já estiveram com a gente em outros anos e vão super bem. Quando colocamos licenças nos ovos é, realmente, para chamar a atenção do consumidor. Sabemos que o brinquedo é super relevante e o fato de ser sortido faz parte da brincadeira. Buscamos também licenças democráticas e que atendam todos os tipos de público para facilitar a vida de quem compra.

Comunicação
Para 2020 vamos manter o mesmo investimento do ano passado. Nos últimos três anos as campanhas de Páscoa da Lacta são 100% digitais. Acreditamos que o digital é uma ferramenta onde conseguimos segmentar melhor o consumidor que pretendemos abordar. O foco deste ano será na nova linha de produtos – que são nove -, pois com a linha regular conversamos bem com o consumidor. Ele já conhece os produtos. No ponto de venda teremos expositores diferenciados e mais de quatro mil animadores temporários que vão ajudar os consumidores a escolherem os produtos que mais combinam com o seu momento. Este ano vamos trabalhar com o conceito ‘Cada pedacinho aproxima’, e a campanha será assinada pela agência Wieden+Kennedy São Paulo.
Expectativa
Nossa expectativa é fazer esses lançamentos acontecerem. Este tipo de produto, com essa embalagem e qualidade não estava no varejo. Então, a Lacta encabeça esse movimento dentro das lojas. Sem dúvidas, será o grande diferencial da Páscoa.
