Quando o publicitário Paulo Giovanni se associou à rede Leo Burnett Worldwide (do Publicis Groupe), em maio de 2011, meses depois de ter lançado a Tailor Made, possivelmente nem ele imaginava que a Leo Burnett Tailor Made (LBTM) cresceria tanto. Em carta interna para os 400 colaboradores, por ocasião da festa de comemoração dos três anos realizada no último dia 29, o sócio e CEO da agência citou uma frase de Walt Disney: “Sonhos existem para se tornar realidade”. E completou: “Não por mera coincidência, Disney nos inspira diariamente e bem de perto. Além de ter sido o primeiro cliente da Tailor Made, compartilhamos com ele o desejo de sonhar mais alto”.
Só no último ano, a LBTM teve 37% de crescimento no faturamento; 48% de incremento de funcionários (de 270 para 400 colaboradores), conquistou nove novas contas, 110 prêmios (sendo a agência brasileira mais premiada no One Show 2014 e a terceira do Cannes Lions 2013), além de ter sido eleita a Agência do Ano pela Leo Burnet Worldwide, numa seleção feita entre mais de 96 escritórios em 85 países. Para Giovanni, as conquistas são a prova de reconhecimento do trabalho pelo mercado. “O nosso método de trabalho tailor made entende que cada marca e produto são únicos. A agência se formata para as necessidades de cada cliente especificamente”, ressalta ele.
O executivo destaca que a agência tem apresentado resultados tanto financeiros quanto criativos. A LBTM também ficou, em 2013, entre os 10 melhores escritórios da rede mundial para se trabalhar, de acordo com a pesquisa interna anual que a Leo Burnett faz no mundo, chamada People’s Survey (Pesquisa de Clima). “Quando a Leo escolhe a Agência do Ano, a rede faz esse balanço, pois não adianta nada ter um resultado financeiro excepcional e ser uma agência medíocre na criação, assim como também não adianta ser uma agência criativa e perder dinheiro. Eles também levam em consideração o clima interno, e nós ficamos entre os 10 melhores ambientes de trabalho”, conta Giovanni.
O CEO e sócio da LBTM fez questão de falar sobre as frases citadas na pesquisa: “Tenho orgulho em trabalhar na Leo Burnett Tailor Made” (95%); “Sou tratado com dignidade e respeito no trabalho” (91%); “Eu recomendaria a Leo Burnett como um excelente lugar para se trabalhar” (90%); “Acredito que esta agência tem um futuro excepcional” (88%). “Esse é o segundo prêmio mais importante que tivemos no ano”, salientou Giovanni. Outro ponto destacado é o aumento do investimento em digital, que resultou no crescimento de 4% para 10% do faturamento de digital. “Ano passado foi um ano que investimos muito em digital. Foi uma exigência dos nossos clientes, daí o conceito de sermos tailor made mesmo”.
Negócios
Posicionada como a 13ª maior agência brasileira no ranking do Ibope Media de 2013, com mais de R$ 2 bilhões em compra de mídia, a LBTM começou bem 2014. “A agência cresceu 26% no primeiro trimestre, contra 18% do mercado, e o primeiro semestre deve acompanhar esse número”, adianta Giovanni. “Só na TV Globo a gente cresceu mais de 20% em compra de mídia no ano passado”.
Para o executivo, o desafio será o segundo semestre, “que será influenciado pela performance do Brasil na Copa do Mundo e será um semestre muito político com campanhas nas ruas”. “O que sinto é que muitos anunciantes adiantaram o investimento publicitário este ano. Normalmente, 40% das verbas são destinadas para o primeiro semestre e 60% para o segundo semestre. Acho que este ano, por conta da Copa, será 50% e 50%”, aposta ele.
Paulo Giovanni diz que mudanças de contas devem ocorrer mais no segundo semestre do ano, o que deve movimentar mais o mercado. Segundo ele, a LBTM busca contas em segmentos em que ainda não atua, como o de telefonia e o dos bancos. Entre as conquistas recentes da agência estão a linha de não alcoólicos da Brasil Kirin, a plataforma digital da The Walt Disney Company e a conta de comunicação online da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). A meta da agência é crescer 20% em receitas em 2014.
“Em primeiro lugar, quero os clientes muito felizes, muito satisfeitos com a nossa performance. Vamos continuar investindo muito no conhecimento do negócio do cliente, pois nós não nos consideramos apenas uma agência de publicidade, somos uma empresa parceira do cliente na área da comunicação que busca ajudá-lo em todos os processos, seja conhecimento da concorrência dele, preparo na criação de um produto ou serviço e até na estratégia de venda. Para nós, a campanha de comunicação, que é a ponta do iceberg, é um pedacinho do que a gente se propõe a fazer para os anunciantes”, destaca Giovanni. E finaliza: “Queria dizer que estou muito feliz”.
Giovanni comanda a operação ao lado dos vice-presidentes Pablo de Arteaga (sócio e VP de atendimento e operações), Márcio Toscani (VP financeiro), Fernando Sales (sócio e VP de mídia), Marcello Magalhães (sócio e VP de planejamento) e Marcelo Reis (sócio e VP de criação).