Voltado para o público jovem, o Planeta Atlântida 2013 terá como patrocinadores, mais uma vez, Pepsi, Nova Schin e Renner. O festival é o maior projeto cultural do Grupo RBS e já acontece consecutivamente há 18 anos no litoral do Rio Grande do Sul e há 16 anos em Santa Catarina. Aproveitando a aproximação com os jovens, os patrocinadores preparam diversas ações de relacionamento e ativação no evento com esse público.
Segundo Viviane Piccinini, gerente executiva de marketing da RBS TV, o Planeta é o maior festival de música e entretenimento da América Latina realizado anualmente, sem interrupção. “Estamos completando a maioridade. Ele teve inicio nas rádios, ganhou força e tamanho e acabou virando um projeto que envolve todos os veículos do grupo e já faz parte do calendário de verão”, conta.
Para comemorar a oitava edição da parceria, a marca Nova Schin lança lata temática do evento com uma novidade: quando resfriada, a embalagem muda de cor para avisar que está no ponto para ser consumida. A marca também prepara a Arquibancada Nova Schin, o tradicional Baladão do Cervejão e a chamada Torre de Comando, onde o público poderá ser fotografado no alto de uma torre e postar as imagens imediatamente em suas páginas do Facebook. As fotos também serão postadas na fanpage da Nova Schin. “O Planeta Atlântida é um dos maiores eventos musicais do Brasil e uma das ações de verão da marca para a região sul. Patrocinamos este evento há oito anos e sempre preparamos ações inéditas e diferentes para proporcionar ao consumidor momentos de prazer e alegria”, diz Luciano Sadi, gerente de produtos Nova Schin.
A Pepsi, que já está no festival há 12 anos consecutivos, pretende realizar ações no ambiente digital, como um site com conteúdo informativo e um aplicativo no Facebook para os amigos se encontrarem no evento, combinarem carona etc, além de um concurso cultural para dar ingressos aos vencedores, ativação no Instagram, uma lata temática e um evento de “esquenta” que acontece em Porto Alegre em parceria com a prefeitura local. Um espetáculo de cores e sons no Gasômetro, um dos pontos mais tradicionais da cidade, promete agitar o público.
Experiência
De acordo com Gabriel Nogueira, gerente de marketing de Pepsi, o objetivo é gerar experiência para o jovem por meio da plataforma principal da marca, que é a música. O tema deste ano é “Pode ser no seu ritmo. Pode ser Pepsi”. Quem assina as ativações da marca no evento é a Agência Super. “A gente também faz um reforço da campanha ‘Pode ser Pepsi’, que incentiva a fugir da normalidade e ter experiência diferente. Buscamos surpreender o público através de experiências inovadoras”, conta.
A Pepsi tem uma relação diferenciada com o gaúcho, pois a marca foi lançada primeiramente no Rio Grande do Sul em 1950 e foi líder na região durante muitos anos. “Nos últimos anos, a marca Pepsi vem apresentando uma performance positiva no estado, vem crescendo e por isso a gente continua investindo na região”, destaca Nogueira.
Já a Renner fará atividades interativas como a Roleta Dance Renner, em que os participantes sortearão na roleta um estilo musical para dançar; e o Casal Dancinha, que vai eleger os melhores dançarinos da noite, entre outras. “Música é um dos pilares de patrocínio da Renner, e o Planeta Atlântida é um importante canal de contato com os jovens, um público que está iniciando sua relação com a marca. A participação da Renner no evento envolve ações que buscam despertar o interesse em interagir com a marca, seja via redes sociais, via coleção do Planeta, vendida nas lojas da Renner do Rio Grande do Sul, ou através das ações promovidas ao longo dos dias de festival”, conta Luciane Franciscone, gerente geral de marketing da Lojas Renner.
No total, mais de dois milhões de pessoas já passaram pelas edições do Planeta Atlântida para assistir aos shows de grandes estrelas do pop brasileiro e internacional. “Ter a renovação dos patrocínios por tantos anos representa o quanto estas marcas acreditam no Planeta para conversar com o público jovem. O relacionamento que os clientes têm com os planetários vai muito além do evento em si. Eles participam ativamente. Os espaços dos patrocinadores são superimportantes. Eles conseguem conversar, na linguagem de cada uma das marcas, com os consumidores”, avalia Viviane.
O festival é realizado pelo Grupo RBS e pela DC Set Promoções. Depois de ter sido realizado nos últimos dias 11 e 12 em Florianópolis, quando reuniu cerca de 60 mil pessoas, o evento agora acontece nos próximos dias 1º e 2 de fevereiro em Atlântida, na capital gaúcha. A expectativa de público é de 100 mil pessoas.