Entre as palavras que poderiam simbolizar 2019, nostalgia provavelmente está no top 5. Foram diversas campanhas, conteúdos, produtos e tendências inspiradas em décadas passadas, especialmente os anos 1990. Por isso, PROPMARK destacou três cases abaixo.

Verão 90e o tom do ano
“A implantação do Plano Real, o tetracampeonato de futebol, os Mamonas Assassinas, a prematura morte de Ayrton Senna, a primeira eleição e o impeachment de um presidente da República após a ditadura militar. Alguns dos principais eventos que permeiam a memória coletiva dos brasileiros ocorreram há quase 30 anos. Mas a julgar pelas ações das marcas e do mercado, em pleno 2019, a última década do século 20 parece estar sendo agora.”

O trecho abre reportagem sobre a estreia da novela Verão 90, da Globo, que resgatou a música, a moda, as gírias e o comportamento da década encerrada. O folhetim abriu o ano já dando o tom de boa parte do que viria a seguir.

Ao PROPMARK, Marcelo Pontes, professor de publicidade e propaganda da ESPM, disse que essa é uma tendência mundial e cíclica, para dar cor àquilo que foi bom de cada época. “Neste caso, inclinamos a não nos lembrar que perdemos da França em 1998, mas que fomos campeões em 1994.”

Sandy e Junior e a turnê #NossaHistória
Em 30 anos desde o início da carreira, foram 17 anos juntos e 12 separados em caminhos solo. A confirmação do reencontro especial aconteceu em março de 2019 e gerou uma catarse nos fãs, na mídia e na publicidade.

Além de Elo, que apresentou a turnê, e Volkswagen como patrocinadora, Natura e Bauducco trabalharam com os irmãos. Outras marcas como McDonald’s entraram bem na conversa.

Foram 18 shows entre Brasil (16), Nova York (1) e Lisboa (1), com mais de 80% dos ingressos vendidos e público de aproximadamente 600 mil pessoas. Considerando média bruta em bilheteria por cidade e preço médio de ingressos, a #NossaHistória foi a segunda turnê mais lucrativa do mundo em 2019 (US$ 2,2 bilhões) e a única brasileira nas 20 listadas pela Pollstar.

Entre as ações feitas pelos anunciantes, a Elo ofereceu pré-venda dos ingressos e interagiu com o público durante as apresentações. Cartões em formatos de folhas lotaram o estádio durante uma canção e, no encerramento, bolas gigantes pulavam junto com os fãs.

Patrocinadora e dona do carro oficial da turnê (o T-Cross) a Volkswagen fez uma promoção envolvendo paródias e apoiou uma exposição itinerante sobre os irmãos.

A Natura fez ações com os irmãos nas redes sociais, incluindo quizzes entre eles e seus parceiros, para divulgar fragrâncias do perfume Química de Humor.

Nas apresentações, a marca fez câmera do beijo e distribuiu balões roxo e laranja com cheiro de seus perfumes. Iluminadas com o celular, as bexigas em formato de coração fizeram parte do show.

A Bauducco, em parceria com a Universal Music Brasil, fez a promoção “Uma História de Amor”. Criada pela CP+B Brasil e com a música “Era Uma Vez”, a ação presentou milhares de consumidores e fãs com ingressos.

A turnê acabou em 9 de novembro no Rio de Janeiro, no Parque Olímpico, onde é realizado o Rock in Rio, com todos os 100 mil ingressos vendidos.

Para 2020, indicando que o tom de nostalgia pode ter muito fôlego, há um série documental exclusiva Globoplay.

Friends: 25 anos
Ao contrário do episódio “Aquele em que Todos Fazem 30 Anos”, em que nenhum personagem reage muito bem ao aniversário, em 2019 os atores que fizeram Rachel, Monica, Phoebe, Chandler, Ross e Joey, além dos fãs de Friends pelo mundo, tiveram muitos motivos para celebrar.

Desde que estreou em 1994, a série sobre o cotidiano dos seis amigos em Nova York ditou moda e marcou a cultura pop, além de influenciar debates sobre temas como relacionamentos, amizade, sociedade, preconceito e trabalho.

15 anos depois do último episódio, o dia a dia deles continua conquistando novos fãs e renovando o carinho da audiência que passou dez acompanhando seu amadurecimento.

A celebração ao 25º aniversário segue aquecida e rentável com diversos produtos criados especialmente para os fãs do seriado.

Empresas como Imaginarium, Pernambucanas, Riachuelo, C&A, Marisa e Jolie by Monte Carlo são algumas que desenvolveram itens inspirados na série.

A Casa Warner, que homenageou a série, teve ingressos esgotados rapidamente. Em outubro, a rede de cinemas UCI fez “Festival 25 Anos de Friends” exibindo episódios em sessões. No mesmo mês, a operadora SKY e a Warner Channel recriaram o café Central Perk em um shopping em São Paulo. Já em dezembro, o seriado foi destaque no estande da Warner Bros na CCXP, um dos cenários mais disputados do evento.

Além disso, a entrada de Jennifer Aniston no Instagram deu nova prova da força do seriado. A intérprete de Rachel Green chegou ao Guinness World Records: primeiro milhão de seguidores mais rápido na rede social: 5 horas e 16 minutos, superando o casal Princípe Harry e Meghan Markle (5 horas e 45 minutos). Desde então há rumores sobre um conteúdo especial.