Depois da bombástica notícia da aposentadoria compulsória de Martin Sorrell à frente do grupo WPP, cujo comando segue agora nas mãos de Mark Read e Andrew Scott, o grupo divulgou o seu balanço trimestral com números acima do esperado.

O resultado foi o aumento, logo na sequência,  do valor de suas ações, que subiram 8,62% na bolsa de Londres esta semana. Segundo entrevista dada ao jornal Financial Times, Read disse que a empresa se depara agora com uma “mudança estrutural”.  Segundo ele, é uma vitória que os números trimestrais estejam ficando melhores, embora ainda haja muito a fazer. O balanço indicou que o lucro líquido do grupo caiu 0,1% – resultado bem melhor do que a queda de 1% prevista pelos analistas. 

Neste primeiro relatório financeiro desde que o CEO Martin Sorrell saiu, o WPP divulgou resultados ainda preocupantes, apesar de melhores do que o esperado, a receita do grupo caiu 4% em relação ao ano passado, para 3,6 bilhões de libras.

Os analistas da Liberum, nos EUA, que participaram via call da divulgação dos resultados, em Londres, classificaram a apresentação como “tranquilizadora”, afirmando que o grupo tinha sido claro sobre os desafios para o negócio, ao mesmo tempo em que convém “manter o sólido modelo de negócios fundamental das agências”.

O grupo registrou algumas vitórias no trimestre, incluindo o Hotels.com na MediaCom, a Danone na Wavemaker e a Bose em uma equipe da WPP. Os ganhos líquidos de novos negócios totalizaram US $ 1,7 bilhão no primeiro trimestre, segundo revelado. Entre as perdas estão a mídia global da Marriott e algumas marcas da Campbell Soup Co., que foram para o Publicis Groupe.

Read e Scott anunciaram a possibilidade de vendas de ativos como uma abordagem proativa das partes da empresa que vêm apresentando desempenho abaixo da média, enquanto o capital será alocado para áreas de maior potencial de crescimento. Especula-se que a Kantar estaria entre os “ativos” a serem vendidos.