O projeto Salla 2032, criado pela Africa para House of Lapland, e o trabalho Code of Conscience, da AKQA para Instituto Raoni, ganharam Bronze no Design Lions – os únicos Leões conquistados pelo Brasil na categoria.
Os Grands Prix foram para a AKQA Suécia com H&M Looop para Remaking Clothes, e Superunion Londres com peça para Notpla. No total, foram oito Ouros, 13 Pratas e 22 Bronzes.
O Brasil somou nove finalistas em Design Lions de uma lista com um total de 124 shortlists selecionados pelo júri liderado por Pum Lefebure, chief creative officer da Design Army (EUA). A categoria teve a presença do brasileiro Marcelo Bicudo, CEO da Superunion Brasil, pela primeira vez como jurado do festival que acontece entre os dias 21 e 25 de junho.
A categoria recebeu um total de 1.262 inscrições nesta 68ª edição do Cannes Lions full digital, que totaliza 29.074 inscrições de 90 países em 28 disciplinas. Os números apontam uma diminuição de 6% nas inscrições, que reuniu 30.953 peças de 89 países em 2019, último ano em que a premiação foi realizada presencialmente.
Em 2020, o festival teve apenas palestras, debates e conteúdos online. Apesar da queda, o Brasil continua entre os três países com o maior número de inscrições, atrás dos Estados Unidos (9.124) e Reino Unido (2.192). Brand Experince & Activation, Media e Social & Influencer são as áreas em que os brasileiros têm o maior número de trabalhos inscritos.
Nesta edição, o evento acumula projetos lançados nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19, que provocou o cancelamento da edição do ano passado. Com 1.472 trabalhos, o Brasil apresenta um recuo de 30% na inscrições em relação às 2.093 peças submetidas em 2019. Em Design, o Brasil inscreveu um total de 54 projetos.
Confira, a seguir, os vencedores:
Africa com Salla 2032 para House of Lapland
AKQA com Code of Conscience para Instituto Raoni
Superunion Londres para Notpla
AKQA Suécia, com H&M Looop para Remaking Clothes