A menos de cem dias para a Copa do Mundo da Rússia, patrocinadores aproveitaram o amistoso do Brasil com a Alemanha para lançar campanhas. Algumas ações foram de Brahma, que reforça o conceito “Número 1” (criada pela Africa), Gol, que lançou voos comemorativos aos anos dos títulos mundiais da seleção,  e McDonald´s, com ação que reunu Neymar Jr. e Anitta.  Além do craque da seleção, também são destaques como garotos-propaganda o atacante Gabriel Jesus (em campanha da Vivo) e o técnico Tite, onipresente na mídia com campanhas da Samsung e Itaú. Em geral, o jogo deu ainda margem a diversas ações de oportunidade. Para os anunciantes, a Copa já começou.

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A Páscoa ofereceu sinais ainda tímidos de recuperação econômica no Brasil. Levantamento da inglesa dunnhumby, especializada em inteligência de mercado, mostrou que os tradicionais ovos estariam presentes em 68% dos lares. Mas a penetração do chocolate é muito maior: 91% dos consumidores comprarão alguma versão do doce. O supermercado concentra 70% das intenções de compra, seguido pelas lojas especializadas em chocolate (42%) e de pessoas que fazem em casa. As redes favorecem marcas multinacionais que não dispõem de lojas físicas próprias. O fator preço também acaba contribuindo na escolha do consumidor por fabricantes como Nestlé (62%), Lacta (52%) e Garoto (50%), que lideram o ranking. 

Segundo levantamento do Twitter, dos dias 1 e 28 de março, no Brasil, citações como “ganhar”, “comer”, “comprar” e “surpresa” também foram muito utilizadas em publicações ligadas à Páscoa. No mesmo período, foram contabilizados quase meio milhão de tweets a respeito da data no país.

Diversidade, maravilhoso, alegre e encantador. Essas são as impressões associadas ao Brasil, apontadas em uma pesquisa, realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com 1.640 empresas do setor de turismo em 20 países. “O Brasil é visto como um país multicultural, de inúmeras belezas naturais, com o povo mais legal do mundo, segundo a CNN, e o país mais lindo do mundo, segundo a Condé Nast Traveller. O assunto foi tema de capa da edição impressa de PROPMARK. Após as Olimpíadas, 1.262 turistas foram entrevistados e 87,7% dos turistas estrangeiros declararam que pretendem retornar ao Brasil”, fala Walter Vasconcelos, diretor de marketing da Embratur.

O Facebook seguiu perdendo valor de mercado na semana passada, totalizando US$ 100 bilhões. A empresa se vê diante de uma série de notícias negativas desde o sábado (17), quando surgiram as primeiras reportagens sobre o uso pela Cambridge Analytica de dados de mais de 50 milhões de usuários da rede social.  Na semana passada, houve novidades sobre o caso como a análise de Colin Sebastian, empresa financeira Robert W. Baird & Co, de que existe o potencial de grandes marcas e empresas de médio porte congelarem os investimentos na plataforma de publicidade do Facebook até que as más notícias cessem.

A série O Mecanismo, da Netflix, teve grande repercussão nos últimos dias e gerou ações como uma no aeroporto de Brasília. Desde o último domingo (25), quem passa pelo local pode ver a Loja da Corrupção, ação promocional da Netflix para divulgar a atração. “Entre no esquema, mas não saia da moda com a Loja da Corrupção”, dizia o vídeo de divulgação postado na página da empresa no Facebook. A propósito, a primeira entrevista ao vivo a uma televisão concedida pelo juíz Sérgio Moro rendeu o maior Ibope do programa Roda Viva, da TV Cultura, nos últimos 18 anos. A atração que foi ao ar na segunda-feira (26) e obteve uma média de 3,8 pontos, contra o patamar de 0,5% obtido nas últimas semanas.

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A executiva Rachel Maia deixou a presidência da  joalheria  Pandora no Brasil após nove anos de companhia.  Segundo a marca, a partir de agora, as operações brasileiras passam aa fazer parte da unidade mercados emergentes na América Latina. Vale lembrar que, em dezembro de 2017, Rachel foi eleita pela revista Forbes como uma das 40 mulheres mais poderosas e influentes do Brasil. Sob a gestão da executiva, a empresa deu um salto de expansão e passou de duas a 98 lojas no país. 

A rede de restaurantes Madero tem realizado nos últimos anos uma forte ampliação da operação no país e anuncia a abertura de novas lojas no Brasil e no exterior. Em 2017, a companhia faturou R$ 510 milhões e, atualmente, conta com 118 pontos de vendas espalhados por 13 estados e uma loja em Miami, nos Estados Unidos. 

A Nespresso fez uma mudança estratégica na sua comunicação de marketing no país. O anunciante passa a concentrar na VML, que cuidava exclusivamente dos conteúdos digitais, também a sua agência de ATL. O negócio estava na carteira de clientes da WMcCann, mas a decisão contempla apenas o mercado brasileiro. A rede McCann permanece com a conta global do anunciante.