A Microsoft lançará nas próximas semanas um programa de publicidade para o Skype, sua plataforma de videoconferências e troca de mensagens, em dispositivos móveis com o sistema operacional Android. Além disso, a empresa também deve abrir espaço para anunciantes no formato rich media, tanto em dispositivos com Android quanto os que funcionam com iOS.

No primeiro caso, serão contemplados 55 mercados. Já com a rich media, o lançamento para iPhones ocorrerá em nove países, enquanto a versão para Android chegará a 10. O Brasil está em todos esses grupos e é considerado pela empresa como um mercado prioritário no segmento mobile.

Os lançamentos fazem parte da estratégia da Microsoft de investir em plataformas móveis, principalmente tendo em vista o uso do Skype nesses dispositivos. De acordo com a empresa, quase um terço dos 300 milhões de usuários mensais do Skype acessam o aplicativo via mobile. Atualmente, a taxa de crescimento de novos usuários que chegam ao programa por meio de um tablet ou um smartphone é o dobro do que era há um ano.

O sistema de anúncios e rich media seguirá o mesmo padrão adotado em outros mercados onde já está vigente, como nos Estados Unidos, onde o Skype veicula anúncios de empresas como a Ford, e na Alemanha, onde a Telefonica utiliza a tecnologia. O anúncio da novidade foi feito por Lovina McMurchy, gerente-geral de publicidade do Skype, no blog oficial da Microsoft. Mais informações sobre as políticas de anúncios da empresa podem ser encontradas aqui.