Posicionadas justamente em locais essenciais que não foram fechados na pandemia, as telas do Mídia Banco24Horas não foram impactadas. Segundo Thais Passarella, head de marketing, marca e comunicação da TecBan, por esse motivo a empresa ficou menos suscetível às restrições de deslocamento e postergações de datas comemorativas.
A executiva explica que a relevância da mídia DOOH durante esse período continuou forte justamente pelo fato de ela estar presente em pontos essenciais para a população. No primeiro ano de atuação, as telas do Mídia Banco24Horas exibiram mais de 480 campanhas de 12 setores. Foram ações publicitárias de segmentos diversos com marcas como TIM, Boticário, Coca-Cola, Sadia, MRV e 99, que veicularam importantes comunicações de serviços públicos e sociais. “No 1º trimestre de 2021 alcançamos um faturamento recorde (R$ 3 milhões), um crescimento de 382% em comparação ao mesmo período de 2020. A performance financeira da plataforma se destaca no setor, impulsionada principalmente por seu modelo 100% digital, localização estratégica no momento de consumo e posicionamento em locais essenciais”, diz.
Segundo Thais, dados da Kantar apontam que inserções em meios além da internet, como TV e OOH, cresceram 41% no primeiro trimestre do ano em relação ao anterior, e o Mídia Banco24Horas tem impulsionado este segmento. “O subsetor de Supermercados e Outros estabelecimentos chegou ao patamar de 17,6% do OOH e, em pouco mais de um ano de operação, o Mídia Banco24Horas já possui 3,5% de market share. Nossa marca exerce papel que impacta a realidade do brasileiro, é genuinamente essencial. O Banco24Horas e, por consequência, o Mídia Banco24Horas chegam em locais que muitos não chegam. A gente entende e conhece a realidade da população”, diz.
Sem queda nos anúncios, a empresa viveu o contrário.Thais conta que, com a mídia programática e o e-commerce, foi possível ampliar o acesso ao Mídia Banco24Horas para todos os tipos de marcas, até as locais. “Segundo dados levantados pelo Instituto Locomotiva, 37% das pessoas continuam trabalhando normalmente no período de pandemia e, há ainda muitas outras que continuaram saindo de casa para ir em supermercados e farmácias, por exemplo. Permanecemos apostando exatamente neste público, já que, para essa parcela da população, a jornada de consumo de bens e informações prossegue similar, em uma convergência entre os mundos físico e digital”, afirma.
Novidades e evolução
O bom desempenho observado no período permitiu criar um plano de expansão de presença e de formatos. “A plataforma também chegará em novas cidades do interior e litoral de São Paulo, Goiânia e Belém. A solução está presente em mais de 100 cidades em 11 regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Vitória e Florianópolis. Planejamos um crescimento de 22% no número de telas: 2.440 até o fim do ano”, indica.
Com o ritmo de vacinação cada vez mais intenso, ela acredita que todas as regiões poderão voltar ao seu patamar de performance e crescimento. Para ela, o cenário DOOH teve a oportunidade de se reinventar, em meio à inovação e à crescente digitalização dos processos, impulsionando o uso de formatos capazes de chamar ainda mais a atenção e impactar um público-alvo com informações úteis para ele, também com foco em serviços. “Vimos surgir uma grande oportunidade para as empresas que pretendem ampliar seus investimentos em DOOH, que é a adesão ao universo da mídia programática. Com investimentos em torno de mais de R$ 4,2 milhões, somos um exemplo de plataforma DOOH com ampla capilaridade e plenamente preparado para essa modalidade”, diz.