As negociações da Globo com os patrocinadores de Mestre do Sabor esfriaram com a pandemia da Covid-19. A apenas sete dias para a estreia da segunda temporada da atração comandada por Claude Troisgros e seu assistente Batista, apenas duas das cinco cotas disponíveis foram comercializadas: Seara e Santander renovaram acordo após participarem da primeira edição em 2019.

As demais marcas, como Cacau Show, Nissan e Uber Eats, cotistas do reality no ano passado, não devem renovar com a emissora. Segundo apuração do PROPMARK, Guaraná Antarctica, que apoiou o programa patrocinando a contagem regressiva em 2019, não seguirá na atração neste ano. O mesmo caminho fará a Diageo.

Mestre do sabor – José Avillez, Kátia Barbosa, Claude Troisgros, Leo Paixão e Batista – FOTO: Divulgação/ Raquel Cunha/ Globo

Segundo fontes do mercado, as incertezas e inseguranças geradas pela crise do novo coronavírus têm pesado nas negociações com anunciantes. Há quem cogite, inclusive, que a atração possa ser postergada, dando um respiro de mais alguns dias para negociações com outras marcas, mas a Globo confirmou em nota que as datas estão mantidas. Até o momento, a estreia está marcada para 30 de abril na TV aberta e no dia 1 de maio no canal GNT. 

Apesar de pouco provável, caso haja o adiamento da estreia, a mudança não seria inédita. Na semana passada, o BBB ganhou mais quatro dias e sua final foi remarcada para o próximo dia 27 de abril. Diferentemente da atração comandada por Tiago Leifert, feita ao vivo, Mestre do Sabor foi gravado nas primeiras semanas de março, do início até a semifinal. A decisão do reality será ao vivo, com quatro finalistas e um vencedor, que leva um prêmio de R$250 mil e o título de Mestre do Sabor. Procurada, a Globo informou que não tem detalhes de como será feita a final devido às incertezas da pandemia.

Nesta edição do reality, os apresentadores recebem o reforço de Monique Alfradique. A atriz e apresentadora vai acompanhar ao lado dos chefs a competição e cobrir os bastidores do programa. No começo de abril, a Globo anunciou também outra novidade. Além de Leo Paixão e Kátia Barbosa, um novo integrante, o chef Rafael Costa e Silva vai dividir a função com José Avillez, chef português que gravou parte da temporada, mas precisou voltar a Portugal devido à pandemia do novo coronavírus. Avillez estará presente no primeiro mês de exibição do programa e Rafael cuidará do time até o final da temporada.