Os dados e a tecnologia estão virando o mundo do marketing de ponta-cabeça. É assim que o último report do IAB USA começa falando sobre a revolução da tecnologia dentro do universo da publicidade online. Há nele alguns pontos de destaque que podem ser úteis para gestores de marketing aflitos por esta complexa realidade.
Há algum tempo, associávamos o uso de dados às práticas do marketing direto. Porém, com a evolução tecnológica, percebemos, a cada dia, que existem muitas outras possibilidades a ser exploradas e que a imensidão de dados pode ser base para direcionar, inclusive, a mídia offline.
Para se ter uma ideia, há um crescimento frenético de investimentos em tecnologia. Segundo o banco de investimentos americano Petsky Prunier LLC, só em 2014 foram concluídos 978 negócios, que representam 19,4 bilhões de dólares. De acordo com o grupo, “uma inovação sem precedentes nas ferramentas utilizadas para atiçar esses recursos de informação preciosa”.
Com esta enxurrada de novas tecnologias, percebemos, claramente, um alerta para quem navega por mares digitais: fique atento aos movimentos tecnológicos, pois isto pode significar ganho ou perda de competitividade para seu negócio.
Simples de dizer, mas complexo para fazer.
Gestores de marketing, hoje, precisam lidar com diversos fornecedores para toda a cadeia de negócios da comunicação.
Os dilemas de gestão de ferramentas passam basicamente por três frentes:
– Construir um sistema sob medida?
– Gerenciar dezenas de soluções de terceiros?
– Contratar uma solução que oferece gestão por meio de uma única interface?
Não existe verdade absoluta. Não há melhor solução universal.
Fato é que, no curto prazo, as soluções ainda se apresentam de forma fragmentada e ainda há grande complexidade para sua gestão.
Por outro lado, a visão de longo prazo é a consolidação desse mercado, aglomeração por meio de movimentos de compra e venda. Além disso, fica clara a necessidade dos compradores e gestores de marketing para que haja a facilitação da gestão de todas estas ferramentas.