Praticamente um ícone do Brasil, a Havaianas, famosa por memoráveis slogans e campanhas publicitárias, tem novo dono. Em 23 de novembro, a J&F Investimentos, holding que controla a JBS, comprou a marca da Alpargatas. A aquisição movimentou mais de R$ 2,5 bilhões, garantindo 44,12% do capital social da Alpargatas, sendo 66,9% das ações ordinárias, que dão direito a voto, e 19,98% do total de ações preferenciais, que não dão direito a voto. Com a negociação, a J&F Investimentos tomou o controle da Alpargatas das mãos da Camargo Corrêa, uma das construtoras envolvidas na Operação Lava Jato. Além da Havaianas, a Alpargatas detém a Osklen e outras como Timberland e as sandálias Dupé. Com a compra, a J&F, que controla a JBS, considerada a maior processadora de carnes do mundo e dona da Seara e Friboi, diversificou os negócios.
Omnicom amplia
O Omnicom Group comprou o Grupo ABC, via DDB Worldwide. O comunicado, divulgado no dia 23 de novembro, informou que o ABC é a maior holding de comunicação brasileira, citando as agências DM9 (que já era sócia da DDB), Africa, Loducca, CDN, Sunset e NewStyle. Com a aquisição, Nizan Guanaes (chairman) e Guga Valente (CEO) continuam liderando o grupo. Formado há dez anos, o ABC é composto por 14 empresas nas áreas de publicidade, serviços especializados em marketing, conteúdo e entretenimento.
El Ojo
A AlmapBBDO foi eleita, no dia 6, a Melhor Agência do Ano no El Ojo de Iberoamérica deste ano. Além desse prêmio, o festival consagrou a dupla Marcello Serpa e Luis Sanches com o troféu Melhor Criativo do Ano.No geral, o Brasil encerrou seu desempenho no festival, que foi realizado em Buenos Aires, em novembro, com 131 troféus, 20 a menos do que no ano passado, quando o país trouxe para casa 151.
Na comparação de todos os prêmios com o ano anterior, houve uma queda no número de conquistas.
Vivo E TIM
Duas gigantes da telefonia móvel do Brasil definiram suas agências de publicidade para os próximos anos. No dia 13, a Vivo escolheu Africa, DPZ&T e Y&R como suas agências para um período que deve chegar a quatro anos. Já a TIM confirmou, no dia 18, que as novas agências serão a Z+, do grupo francês Havas, e a WMcCann, que se mantém no atendimento da operadora, ao contrário da NeogamaBBH, que deixou a conta. Os investimentos brutos, sem descontos de mídia negociados da TIM, são de aproximadamente R$ 750 milhões.
Alimentos
A publicidade de alimentos e de produtos direcionados às crianças de até três anos, como leites artificiais, passou a ser proibida no Brasil desde o dia 4 de novembro. A presidente Dilma Rousseff assinou decreto que regulamenta a Lei 11.265, que “assegura o aleitamento materno e reduz a interferência de produtos comerciais na amamentação”. As empresas têm um ano para se adequar e, caso divulguem os produtos nos meios de comunicação, realizem promoções ou distribuam amostras serão multadas pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).