Faz alguns meses que o mundo vê notícias sobre o avanço do novo coronavírus, o Covid-19. A situação ficou ainda mais onipresente nos noticiários e conversas desde 11 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a questão como pandemia.

No entanto, em meio a todas as questões negativas desse desafio global, há muitas iniciativas positivas para ajudar não apenas a população, mas o mercado e a indústria a caminhar da melhor forma possível.

Pensando nisso, PROPMARK lista abaixo algumas ações de marcas para amenizar o período de quarentena para a população e combater os efeitos negativos do período de crise para empresas.

Ambev: produção de álcool em gel
No lugar de cerveja, a Ambev está produzindo álcool em gel para doar a hospitais públicos nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde se concentram a maioria dos casos da doença até o momento. A empresa já produziu 500 mil unidades de garrafas Pet onde será envasado álcool em gel, e convidou mais empresas para ampliar o movimento. As novas parceiras serão anunciadas em breve.
Burger King: parceiro do SUS
O Burger King Brasil vai ajudar o Sistema único de Saúde (SUS) com doações nas próximas semanas. Parte de toda receita líquida de qualquer sanduíche vendido no Burger King ou no Popeyes até o final do mês de março será doada para auxiliar o sistema público de saúde no país.
iFood: trio de iniciativas
O iFood anunciou três iniciativas para abril: a primeira é R$ 50 milhões de sua receita para a criação de um fundo de assistência a restaurantes, especialmente os pequenos estabelecimentos locais. A plataforma de delivery também vai antecipar os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional, para injetar até R$ 600 milhões no mercado brasileiro. Além disso, a foodtech vai destinar o valor das taxas de serviço na modalidade de pedidos “Pra Retirar” para o comerciante que tem sofrido com a queda de circulação e frequência em seu restaurante.
O Globo: #tamojunto
O jornal O Globo criou o festival online #tamojunto para ajudar a população no período de quarentena com distanciamento social imposto pela pandemia. O projeto já mobiliza mais de 20 artistas de diferentes gêneros musicais e gerações. Os shows ao vivo serão transmitidos pelo site do jornal.
Mercado Livre: mãos separadas
O Mercado Livre mudou sua logo nas redes sociais para ajudar a divulgar os cuidados necessários para evitar o contágio e a propagação da doença. Na ação criada pela Gut, agência e cliente desenharam um logo que substitui as mãos se cumprimentando por um toque de cotovelos.
Magazine Luiza: itens-chave
O Magazine Luiza vai dar frete grátis nas categorias de produtos de necessidade imediata. O objetivo é ampliar o acesso a itens como máscaras de proteção, nebulizadores e álcool em gel, especialmente para quem não pode sair de casa. A promoção é válida para pedidos pelo aplicativo, independentemente do valor. Para outras categorias de produtos também há frete grátis a partir de R$ 99.
McDonald’s: aprendizado
O McDonald’s vai apoiar micro e pequenas empresas do setor de alimentação no país com cursos online de formação gratuita. Os cursos são divididos em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável. As inscrições serão abertas na segunda (23) pelo site.
Facebook: investimento pelo mundo
O Facebook vai investir US$100 milhões para ajudar 30 mil pequenas empresas nos países onde seus funcionários vivem e trabalham. O apoio financeiro é para que mantenham as operações e ajudem as pessoas que não podem ir ao trabalho.
Universal Music: música em casa
A partir desta sexta-feira (20) até domingo (29), a Universal Music e a GTS promovem shows intimistas, ao vivo pela web. A ação “Festival Música em Casa” foi feita para foi inspirada também no movimento de artistas que estão remarcando datas de shows e turnês e os substituindo por transmissões ao vivo via internet.