Quantas vezes você costuma parar para ler sobre um produto e analisá-lo antes de comprar em vez de adquiri-lo por impulso? Mais do que mudar os hábitos de consumo, o isolamento social que atravessamos pelos últimos dois anos contribuiu para que nós, consumidores, pudéssemos rever as nossas rotinas e olhar com mais carinho e cuidado para a nossa saúde, assim como para o nosso bem-estar.

Não à toa, o segmento de cosméticos e beleza é um dos grandes responsáveis por atrair milhões de pessoas e movimentar a economia. Segundo um levantamento da Neotrust, nos dois últimos anos a categoria de beleza e saúde foi a segunda com maior volume de vendas online. Um setor que movimenta tantas pessoas naturalmente também apresenta muitas tendências. Uma delas é o quanto os consumidores estão, cada vez mais, compreendendo a importância do cuidado com o meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Adventures, 76% dos consumidores manifestaram interesse por esses tipos de produtos, o que indica a conscientização mais forte neste sentido.

E é claro que com toda essa movimentação, as marcas não poderiam ficar para trás e estão se posicionando mais a favor de pautas sustentáveis e com cunho social. Afinal, o público também está exigindo mais posicionamento em relação ao que eles prezam. E para fazer isso de forma assertiva, é essencial ter seus valores e propósito bem definidos, além de conhecer a fundo o seu público para que possam dialogar com os consumidores que têm interesses em comum.

Além disso, é primordial que as marcas estejam alinhadas às tendências de mercado, já que as transformações são constantes e há sempre novas oportunidades a serem exploradas. O live commerce é um exemplo disso! Com um formato que permite a divulgação dos itens em tempo real e as vendas virtuais, por meio das redes sociais, a estratégia tem tudo para ser um sucesso. De acordo com o estudo que reuniu dados da Hootsuite e We Are Social sobre o uso de redes sociais, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo. Então, por que não utilizar isso a favor da performance de uma marca?

Também é importante destacar que os consumidores buscam cada vez mais por atendimentos personalizados e com foco em uma experiência única. Seja com ofertas exclusivas ou um bilhete enviado junto com a compra, tudo isso contribui para a fidelização do público. O novo consumidor deseja ser reconhecido pelas marcas não apenas como números, mas sim como clientes que opinam e são representados. Esse movimento tende a crescer exponencialmente no setor de cosméticos e tudo isso nos mostra que as pessoas estão aperfeiçoando suas preferências dia após dia.

Exemplificando tudo o que disse acima, compartilho com você um olhar sobre a Natura, de como a marca era e como ela está hoje. Você deve conhecer alguma revendedora que sabe a fundo os gostos de seus clientes. Os pedidos eram feitos pelo catálogo, a consultora realizava a ponte entre o varejo e o item chegava perfeitamente em sua casa. E olha só: essas consultoras já realizavam todo o processo de revenda desde quando o conceito de e-commerce não estava nem perto de ser como é hoje. Por isso, uma reflexão que posso deixar para você é: se posicione e pratique ações que dialoguem com tudo aquilo que a sua marca preza
e o seu consumidor busca. Afinal, não adianta ter apenas um discurso bonito, é preciso ir além e mostrar, na prática, o que estão realizando para fazer a diferença no mercado. Invista em campanhas e estratégias assertivas e exalte a sua comunidade. Só assim uma marca é capaz de iniciar uma troca autêntica com o seu público, e isso, com certeza, faz toda a diferença nos resultados!

Carol Rosa é VP de criação da Adventures
carol.rosa@adventures.inc