Nesses tempos de uso de máscaras, nunca a expressão dos olhos foi tão importante. São os olhos que demonstram as emoções e refletem, de forma indisfarçável, o estado de espírito das pessoas.

Nos últimos dias, estive à frente de atividades presenciais muito importantes, realizando grandes eventos do setor do live marketing. Muito trabalho, muita dedicação e cuidado. E o pagamento mais expressivo em retorno é o brilho nos olhos das pessoas. Como é bom sentir a emoção genuína e verdadeira expressa pelos olhos.

Por isso, quero dedicar este último texto do ano às pessoas que participaram desses momentos intensos. Quero dedicar aos amigos que se foram precocemente.

Num desses eventos, tivemos a oportunidade de realizar homenagens póstumas aos queridos Claudio Xavier e Tony Coelho, que nos deixaram precocemente este ano. Uma forma de confortar suas famílias com a entrega de troféus-homenagem pelos seus legados como profissionais de importante atuação para nosso setor.

Nessas homenagens, o brilho nos olhos foi outro: foi o brilho das lágrimas, mas também da gratidão.

Nesses mesmos eventos – 5º Congresso Brasileiro de Live Marketing, premiação Ampro Globes Awards 2021 e Confraternização do Live Marketing –, que tiveram mais de 300 participantes inscritos, tivemos o brilho do saber, reunindo líderes de diversas áreas, compartilhando seu conhecimento nos painéis do congresso, que trataram de aceleração da transformação, de growth, de customer experience, da relevância dos dados para a performance e de ESG.

Temas de extrema importância para quem quer acelerar em ambientes competitivos. Temas, aliás, que nortearão as atividades da Ampro no próximo ano, já que a instituição pretende atuar como uma aceleradora em 2022.

No mesmo dia, tivemos o brilho dos vencedores, premiando os cases ganhadores do Ampro Globes Awards 2021, homenageando, ao final, a protagonista do Grand Prix “O uniforme que nunca existiu”, da TracyLocke para a Centauro, Aída dos Santos. Preparamos uma homenagem especial para a atleta Aída dos Santos, mas infelizmente ela precisou cancelar a viagem do Rio para São Paulo. Mas o seu troféu especial será entregue.

À TracyLocke, os parabéns pelo bicampeonato como Agência do Ano do Ampro Globes Awards. E à Ambev, Cliente do Ano, os merecidos parabéns a uma das empresas mais atuantes no live marketing.

E, no final de tudo, o brilho da gastronomia premiada do Peru, que ofereceu uma experiência especial na confraternização que garantiu o brilho final ao dia de três atividades de encerramento do ano do live marketing.

Como é bom encerrar o ano assim, com tanto brilho. E como é difícil agradecer devidamente a todos os que contribuíram para esse sucesso.

Não vou arriscar nomes, mas fica o agradecimento a todos colegas, parceiros, patrocinadores, veículos, fornecedores, clientes que tornaram esses momentos tão especiais. Mais do que nunca, precisamos uns dos outros.

Acredito na coletividade, na força da realização conjunta. Não podemos nos dispersar. É preciso também empatia e espírito ganha-ganha nas relações.

Esses últimos dois anos nos mostraram o quanto somos frágeis e suscetíveis a problemas inesperados. Não vamos deixar que o espírito colaborativo e solidário nos deixe, quando tudo isso finalmente passar.

Outros problemas virão. Ainda teremos muitos desafios pela frente. Sabemos que 2022 não será um ano fácil. Vamos continuar juntos! Desejo então a você, leitor desta coluna, um ano muito especial, cheio de felicidade e realizações.

Que tenhamos mais oportunidades de nos mirarmos, olhos nos olhos, e sentirmos a emoção de estarmos vivos e atuantes. Que tenhamos um 2022 cheio de brilho!

Alexis Thuller Pagliarini é presidente-executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) (alexis@ampro.com.br)