Em terra onde o comércio eletrônico se consolida a cada dia, quem conquista o consumidor de fato é rei! É verdade que a concorrência não está sob o controle do empreendedor de sucesso, mas diferenciar-se dela está, sim! E como isso é possível? Aperfeiçoamento constante são palavras-chave. Afinal, vida é movimento, mudança, transformação – digital, diga-se de passagem.
Motivos não faltam para vislumbrar novas estratégias que proporcionam destaque frente ao “mar de gente” e, claro, conversão em vendas. Para se ter uma ideia do que trago à tona, uma pesquisa realizada a partir da parceria entre o PayPal Brasil e a BigDataCorp aponta que em 2021 o Brasil chegou à marca de 1,6 milhão de lojas on-line. O número representa 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%. E os dados não param por aí: a variação indica que, no último ano, 789 novas lojas virtuais foram criadas no país, em média.
Ou seja, após um ano e meio de pandemia, a expansão do e-commerce no Brasil teve números expressivos. Por essas e outras, aprimorar-se para seguir à frente dos concorrentes é inevitável. Ou você prospera, ou sucumbe. Então, reúno aqui algumas dicas em áreas cruciais do comércio eletrônico para te guiar no processo.
1- Investimento em tecnologia
Todos os anos, vemos diversas novidades e tendências tecnológicas voltadas para o e-commerce. A inovação permite otimizar processos e melhorar cada vez mais a experiência do usuário, algo fundamental nestes novos tempos. Por isso, o varejo on-line deve utilizar recursos para deixar os processos mais dinâmicos, além de compreender a fundo o comportamento do cliente. Investir em tecnologia é de extrema importância para garantir a continuidade e a evolução dos negócios. Melhor ainda é contar com uma empresa expert na área para guiar de forma certeira o crescimento no universo digital.
2- Logística eficiente
Não tem como negar que, ao receber um produto no menor tempo possível, além de você se surpreender com a rapidez, o seu grau de satisfação com a marca aumenta, certo? Não é à toa que muitas lojas virtuais apostam em uma logística eficiente para garantir entregas mais rápidas. Afinal, os consumidores se tornam mais exigentes a cada dia e parte disso se reflete no senso de urgência para o recebimento de pedidos.
3- Segurança de dados
Infelizmente, com a intensificação da transformação digital, os ataques cibernéticos também se proliferaram; na verdade, cresceram 400% em 2020, segundo dados da Apura. Inclusive, pesquisas da Borderless Commerce Reportmostram que a preocupação com a segurança digital é um dos motivos para a resistência a compras por e-commerce. Parte do investimento na área envolve usar sistemas antifraudes, ter selo de segurança no site e possibilitar a autenticação em dois fatores.
4- Estudo da concorrência
A concorrência é um desafio para as empresas, ainda mais no caso dos e-commerces, que não têm limites geográficos. No entanto, analisar os concorrentes pode gerar insights significativos para o seu negócio. Por isso, estude o mercado para entender as estratégias mais usadas e descobrir como é possível sobressair. Foque na oferta de produtos, serviços e benefícios exclusivos.
5- Relacionamento com o consumidor
Ao falar sobre estratégias de diferenciação de uma marca, o investimento no relacionamento com o consumidor se destaca. Isso diz respeito a todas as interações estabelecidas entre a empresa e o cliente, como nas conversas por chat, rede social, e-mail etc. Portanto, é mais do que necessário olhar com atenção para os pontos de contato com o público e garantir interações genuínas.
Como já dito, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes. Logo, eles podem trocar uma marca por outra em um piscar de olhos. Por isso, diferenciar-se com estratégias eficientes e inovadoras nas áreas apontadas é a melhor saída para driblar a concorrência e potencializar as vendas.
Renan Mota é co-CEO e founder da Corebiz