A Consumer Electronics Show (CES 2024), maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas de 9 a 12 de janeiro, marcou um momento significativo para a indústria global de tecnologia.
Foi lá que a iminente transformação na interação entre as pessoas e seus dispositivos por meio da inteligência artificial (IA) pôde ser vista de perto, com empresas líderes, após anos de estudo e desenvolvimento, abrindo o jogo sobre suas estratégias baseadas, principalmente, em oferecer recursos inteligentes para tornar os dispositivos conectados ainda mais seguros, inclusivos e eficientes, priorizando a facilidade no dia a dia por meio de novas experiências, com foco em sustentabilidade e economia.
Mesmo que as inovações apresentadas não estejam imediatamente à disposição de todos, vale destacar algumas novidades que, muito em breve, farão parte da nossa rotina em casa e fora dela. Entre os destaques notáveis estão os produtos de exibição visual – em especial os inovadores televisores 8K, que agora contam com processadores ultramodernos, alimentados por redes neurais com IA aprimorada.
Essas inovações estão revolucionando a experiência de assistir TV, jogar ou fazer videochamadas, graças à significativa melhoria na qualidade de som e imagem, mesmo para conteúdos originalmente disponibilizados em baixa resolução.
A IA, portanto, tornou-se essencial para aprimorar a experiência do usuário, seja através do upscaling para resolução superior em todas as cenas, para a otimização de áudio, ou mesmo melhoria na exibição de cores e níveis de brilho, proporcionando uma imersão nunca antes experimentada.
Outros produtos capazes de reproduzir a sensação de um verdadeiro cinema em casa foram apresentados, como um projetor 8K sem fio – o primeiro do tipo no mundo –, que transforma qualquer superfície em uma tela de até 150 polegadas. A IA também aprimorou a acessibilidade, com funções inéditas de linguagem de sinais e exibição de legenda de áudio em tempo real nos televisores mais modernos. Essa visão renovada da aplicação da IA não apenas simplifica tarefas diárias, mas também personaliza experiências além da TV, desde sugerir receitas com base nos itens disponíveis no refrigerador, até o reconhecimento de gestos para interação com outros dispositivos. Em resumo, a IA promete transformar o lar em um ambiente cada vez mais intuitivo e adaptado às preferências individuais.
Além disso, a conectividade entre diferentes aparelhos eletrônicos destaca o potencial de expansão da tecnologia para além dos limites do lar. Se os aspiradores-robôs são capazes de criar plantas baixas digitais para uma limpeza eficiente, o público também poderá contar com uma renovada interação entre carros e casas inteligentes por meio de um ecossistema robusto e integrado.
Um ótimo exemplo é o robô inteligente, que atua como um verdadeiro gerente doméstico multifuncional. O “robozinho” em formato esférico foi uma das sensações da feira e, apesar de já ter sido apresentado em 2020, foi reintroduzido com novos recursos de IA, além de outros diferenciais importantes, como um projetor para exibir imagens nas paredes e realizar chamadas de vídeo.
Em meio a essa revolução, enfatizar a segurança e privacidade é crucial, incorporando soluções de criptografia e monitoramento contínuo de ameaças nos produtos da próxima geração, que, sem dúvida, estarão disponíveis já nos próximos meses e anos.
O compromisso com a sustentabilidade, desde o uso de materiais reciclados até a incorporação da IA para otimização do consumo de energia, também permeia essas novas formas de interação entre o digital e o ser humano, promovendo um dia a dia mais fácil, eficiente, além de promover uma consciência ambiental cada vez mais responsável.
A IA para todos deixou de ser uma promessa e se tornou a realidade tangível que transforma a forma como lidamos com a tecnologia em todos os aspectos de nossas vidas.
Guilherme Campos é diretor de produtos de TV e Áudio da Samsung Brasil
samsungpr@cdn.com.br