Imagem não é souvenir. É o elemento mais importante para que compreendamos que o mundo existe e que podemos enxergá-lo, experimentá-lo e compreendê-lo. Repare que se não vemos a imagem de uma pessoa, então ela não existe para nós; sem ter a imagem de um produto em nossa frente descartamos que também ele exista; sem ter a imagem de uma empresa (em sua forma física ou por meio de fotografias, vídeos ou qualquer outra expressão gráfica ou verbal) deduzimos que ela também não exista. Ou ainda, se nunca vimos nenhum ser com residência fixa em algum planeta também acreditamos que não exista vida fora da terra. Logo, para nós, imagem é o comprovante da existência de coisas e pessoas.

Ela liberta o que está preso em nossa mente e também nos permite pensar, sentir e criar. Vemos, mentalizamos e projetamos imagens para que os outros também possam ver o tempo todo. Criamos imagens até quando estamos sonhando ou tendo pesadelos. Deixe tudo escuro e vazio e verás que o nada tomará lugar. Sem luz não existe imagem. E sem imagem não existe o mundo à nossa frente, o nosso trabalho, a nossa casa, as telas, os clientes, os fornecedores, os produtos, as pessoas, os animais, o chão que pisamos e muito menos o teto que mostram que estamos protegidos das ameaças da natureza.

E tudo é questão de Óptica, literalmente. Óptica é o fenômeno estudado pela Física e que tem como causa determinante a energia radiante, a luz,- aquela que se propaga por ondas eletromagnéticas e forma as imagens.

A Óptica achou o seu lugar nos campos da Física, Medicina, Astronomia e na Fotografia. Mas ainda não é percebida, como deveria, no universo dos negócios. Veja bem, a imagem é capaz de mostrar o tangível e até o intangível em todas as atividades corporativas como lucro, moeda, ações, valuation, market share, práticas de ESG, entre outras. Já pensou sobre isso?

Ao observarmos as contribuições da ciência - e, neste caso, a contribuição de gênios como Galileu Galilei, Isaac Newton, Arthur Compton, Einstein e tantos outros - entendemos que a Física não ensina apenas a lançar foguetes. Dela podemos tirar lições valiosas para as empresas - e me perdoe pela metáfora - se lançarem e voarem apenas criando e projetando a imagem certa.

Imagem é um bem precioso. Todos os departamentos de uma empresa estão o tempo todo, até mesmo sem se dar conta, lidando com a imagem corporativa. É a imagem dos funcionários, dos líderes e gestores, dos produtos e serviços, das campanhas, dos ativos e passivos da organização. Nesse exercício de percepção é importante observarmos também que líderes visionários enxergam muito mais adiante do palmo à sua frente: sabem que imagem é essencial em qualquer negócio.

Como não criaram ainda um macro setor para integrar e coordenar todas as áreas, como um Centro de Imagem Corporativa, por exemplo? Inspirado e espelhado no próprio funcionamento do universo com suas Leis Universais como a Lei da Unidade, por exemplo, onde tudo está ligado a todo o resto. Seria bem mais eficaz a orquestração de todos os departamentos de uma empresa, evitaria vários ruídos de comunicação e não deixaria partes da imagem corporativa em zonas de pontos cegos. #ficaadica

Luciéllio Guimarães é professor universitário, palestrante, especialista em imagem e criador do curso Gestão de Imagem da Fapcom