Nascemos em uma cozinha em 2012. De origem familiar, a V4 Company - nome inspirado na obra de Sérgio Zyman The end of marketing as we know it onde os “4 Vs” são explicados como “Vender o seu produto. Vender mais vezes. Vender para mais pessoas e vender pelo maior valor”. Nosso propósito era oferecer assessoria em marketing digital para PMEs em um mercado online que crescia rapidamente.

Além de otimizar o processo de vendas de nossos clientes pela internet, passamos também, em 2015, a notar uma certa carência de profissionais qualificados para o mercado de marketing digital,  sendo que os mais experientes eram disputados pelas principais agências. Foi neste momento que criamos um curso de preparação, em que a ideia era, além de vender o curso, aproveitar os estudantes formados para oferecer uma oportunidade de trabalhar conosco.

Em 2017, tínhamos consciência de que existiam mais barreiras do que apenas os talentos necessários para o crescimento do negócio. Havia uma necessidade de marcar territórios em outras regiões e ampliar o leque de clientes atendidos. Mas como fazer isso mantendo times comprometidos, com espírito empreendedor? Decidimos, então, aprimorar nosso curso de formação e oferecer a possibilidade de que os estudantes formados pudessem abrir a própria franquia da V4 Company. O formato permitiria escalar o negócio, aumentando nossa presença em outras regiões, junto com empreendedores comprometidos e guiados pelo nosso método de fazer marketing digital. Até o início de 2020, a V4 atendia menos de mil clientes, distribuídos entre seus escritórios de franqueados, que somavam cerca de 30 unidades espalhadas pelo país. Naquele momento, a pandemia fez do marketing digital algo indispensável para as empresas. Entre 2020 e 2022, triplicamos nosso tamanho, ultrapassando 200 escritórios franqueados espalhados em todo o Brasil e cerca de 4 mil empresas atendidas. Nosso portfólio acumulava marcas como Sorrifácil, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up, Smart Fit e XP Investimentos.

Nosso modelo de franquias, que tem cerca de cinco anos, possui um modelo bastante diferente de operar, no qual o franqueado é incentivado a buscar novos clientes, mas seu foco principal é executar o atendimento, já que a maioria dos clientes recebidos a cada franqueado é distribuída pela matriz, que analisa diversas características de cada franqueado para distribuir os clientes. Atualmente, com cerca de 250 escritórios espalhados em todo o país e em torno de 4 mil funcionários envolvidos na operação, já atendemos cerca de 9 mil empresas, agregando um faturamento superior a R$ 2 bilhões para nossos clientes. A relevância e a maturidade da marca neste cenário têm atraído empresas de portes cada vez maiores, que demandam times de atendimento exclusivo e especializado.

Por isso, passamos a construir, junto com nossos franqueados, times personalizados para a realidade de grandes clientes, acompanhados caso a caso. A solução é chamada de V4X, ou V4 Exclusive Experts, que atende atualmente mais de 320 empresas, entre elas XP Investimentos, Anhanguera Educacional, Lugano, Sicoob, Ifood e 123 milhas. A solução corresponde a uma fatia de aproximadamente 11% do lucro total da V4 Company. Com um faturamento superior a R$ 120 milhões em 2022, a projeção é que o atendimento se expanda para mais de 40 mil empresas até 2026. Além de novos escritórios abertos, a V4 caminha também para um plano agressivo de aquisições e fusões com assessorias de marketing de todo o país. Para a próxima década, esperamos projetar nosso
IPO até 2030.

Guilherme Lippert é cofundador e chief revenue officer da V4 Company
guilherme@v4company.com