Investir em campanhas digitais demanda cada vez mais assertividade, uma vez que o usuário é bombardeado por anúncios na maior parte do tempo em que está navegando na internet, ficando sobrecarregado de conteúdo.

Nesse sentido, para trabalhar de maneira otimizada a notoriedade da marca com o objetivo de conversão, o Retail Media se afirma como a melhor estratégia. Com ele, a boa mensagem chega à pessoa certa, algo que só é possível quando se tem uma base de dados segmentada, em função do comportamento de compra do consumidor dentro do varejo.

Por essa razão, o Retail Media pode beneficiar muito as marcas que desejam aproveitar todas as oportunidades do “supernovembro” deste ano, em que temos dois grandes eventos que impactam diretamente o varejo: a Black Friday e a Copa do Mundo. Contando com o histórico de compras dos clientes a seu favor, a solução pode impactar os usuários com anúncios relevantes que aumentem o awareness das marcas, ajudando a prepará-las para serem reconhecidas no período da ação varejista.

O comportamento movido pela paixão do futebol ou pelo desejo de compra é um grande propulsor para a quebra de paradigmas do consumidor, potencializando os leads e as vendas de diversos produtos, desde bebidas e alimentos até artigos tecnológicos e eletrônicos em geral. Por exemplo, um levantamento sobre o comportamento do consumidor durante a Copa do Mundo feito pela Meta Foresight, divisão de pesquisas da Meta, chama a atenção para os hábitos de comes e bebes durante os jogos: 55% afirmaram que comprarão bebidas alcoólicas e 51% vão adquirir petiscos ou salgadinhos. As carnes para churrasco também foram citadas por 56% dos entrevistados e 39% disseram que comprarão chocolates e sobremesas para assistir aos jogos.

Tais dados também foram observados nas redes Pão de Açúcar e Mercado Extra, em que categorias como bebidas alcoólicas, destiladas ou fermentadas, bem como de refrigerantes e bebidas não alcoólicas, além de alimentos do tipo aperitivos e bomboniere, tiveram um incremento significativo.

O engajamento do público nas redes sociais no período do Mundial extrapola qualquer outro, e este ano ainda ganhará um fôlego a mais com a Black Friday. Pesquisa realizada pelo Google e Ipsos revela que 71% dos brasileiros pretendem comprar na data mais esperada do e-commerce, número que representa um crescimento de 29% em relação a 2021.

Uma das razões para este otimismo é o aumento da confiança da classe C, que mostra intenção de compra em 32%, se comparada com o último ano. Nas classes A e B, esse aumento foi de 23%. A inflação também impulsiona as pessoas a comprarem na Black Friday, especialmente os chamados “promo lovers”, que orientam seu consumo pessoal pelo melhor preço oferecido.

Sendo assim, não há dúvidas de que o Retail Media pode ajudar muitas marcas a aproveitarem essas oportunidades comerciais para aumentar suas performances e ganhar novos clientes, alcançando os consumidores ocasionais ou promo lovers. Trabalhar a comunicação com esse público antes e depois do período promocional, em que as marcas enfrentam uma espécie de batalha comercial, promove maior notoriedade, por meio de ações de marketing no topo do funil.

Por meio da análise do comportamento de consumo dos cerca de 22 milhões  de clientes  1st Party do GPA, grupo controlador das redes Pão de Açúcar e Mercado Extra, que permite acessar a que categoria de produto e marca o usuário costuma comprar, bem como a frequência, valor gasto, quantidade adquirida etc., conseguimos criar segmentos com os consumidores que testam novos produtos e tendem a comprar mais durante a Black Friday.

Isso nos confere uma vantagem que permite conectar clientes e anunciar as suas promoções antes da ação do varejo e, assim, aumentar a chance de a marca ser lembrada mais do que qualquer outra que apareça, de maneira instantânea, naquele dia e no momento da compra.

O Retail Media é uma ferramenta que possibilita canalizar o branding, procurando ganhar vendas e clientes, uma vez que é focado no bom usuário. Dessa forma, nos dias de maior trânsito publicitário, ajuda a otimizar o alcance ao consumidor pelo fato de segmentar com pessoas que possuem potencial de compra, o que promove maior oportunidade de vendas e, consequentemente, rentabilidade também.

Qual outro benefício o Retail Media traz?

Por fim, após o evento sazonal, temos a vantagem de poder mensurar os resultados da campanha, analisando o impacto da publicidade sobre as vendas, bem como entender se permitiu adquirir novos clientes, reativar outros ou, ainda, se clientes fiéis aproveitaram também a promoção. Com essas informações, podemos ter mais clareza sobre futuras estratégias para outros eventos, bem como se preparar para a Black Friday do ano seguinte.

E sabendo que o valor de um cliente para a sua marca aumenta com a sua longevidade, lembramos que o Retail Media permite continuar o contato com os clientes da Black Friday, ajudando a transformar um cliente pontual em cliente fiel.

Caroline Mayer, VP da relevanC no Brasil