O marketing de influência tem se tornado uma estratégia cada vez mais eficaz no cenário de marketing digital no Brasil. Provavelmente você, leitor, tem algum influenciador digital entre as contas que segue no Instagram, e talvez até já tenha comprado algum produto ou tentado alguma dica mencionada por alguém que viu nas redes sociais. Segundo uma pesquisa do IAB Brasil e Offerwise, de junho de 2023, 92% dos brasileiros conectados costumam aplicar frequentemente as dicas e conselhos de influencers.
Com números desse porte, o marketing de influência tem despertado grande expectativa entre os anunciantes que fazem investimentos vultuosos na contratação de influenciadores para ações específicas. No entanto, quando se trata de branding, essas ações costumam ser pontuais e de curta duração, normalmente no formato de publicações que ficam no ar nas redes sociais do influenciador por apenas 24 horas.
Isso se deve, em parte, à limitação imposta pelas próprias redes sociais, que restringem a entrega dos conteúdos publicados, de forma a incentivar agências, marcas e influenciadores a investir dinheiro nas plataformas para alcançar um público maior. Infelizmente, o alcance orgânico das principais plataformas tem diminuído nos últimos anos, sendo cada vez mais limitado.
Diante desse cenário, surge a necessidade de repensar a abordagem do influencer marketing. É aqui que entram as empresas de tecnologia. Nosso trabalho começa quando essas 24 horas de exposição orgânica se encerram, ou seja, quando a maior parte das agências tradicionais finaliza sua participação no projeto.
Isso é possível graças à adoção do modelo de amplificação de conteúdo, que busca atingir até 100% da base de seguidores dos influencers. Nem sempre é necessário impactar todos os seguidores, mas direcionamos a entrega àqueles que têm afinidade real com a marca e a publicação, com o qual já é possível alcançar bons resultados. Essa é uma estratégia contínua que se estende por meses, não se limitando ao período em que as publicações dos influenciadores ficam no ar. Além disso, utilizamos a tecnologia para criar uma estratégia de retargeting, de modo que os seguidores dos influenciadores nas redes sociais recebam uma sequência de comunicações, criando um storytelling dentro dessas ações. Por exemplo, um usuário que foi impactado pela primeira comunicação receberá uma segunda chamada, uma vez que ele já absorveu a ideia da primeira publicação.
Chamamos essa abordagem de brandformance, um modelo que não abandona as campanhas com influenciadores após as publicações orgânicas. Nosso foco é na performance e em resultados reais. Desenvolvemos uma estratégia contínua para que todo o esforço e a comunicação criada pelos influenciadores gerem resultados tangíveis para as empresas, além de fortalecer a construção da marca já presente nas publicações nas plataformas digitais.
Além disso, não restringimos nossos conteúdos apenas às redes sociais. A partir de uma estratégia crossmedia, exploramos as comunicações dos influenciadores em diversos canais digitais de performance, ampliando o alcance das campanhas em termos de resultados. Resumindo, por meio das iniciativas com influenciadores, é possível gerar os melhores criativos que uma marca pode ter e conseguimos explorar isso da melhor forma possível.
Vamos exemplificar com um caso prático: uma influenciadora é contratada para uma ação específica, envolvendo altos investimentos. Há uma grande expectativa por parte do anunciante, e essa influencer cria um conteúdo excepcional e uma comunicação de qualidade. No entanto, devido às limitações de entrega das redes sociais, a publicação acaba não alcançando o público desejado e não gera o engajamento esperado pela marca. A partir desse ponto, é necessário um trabalho contínuo de médio prazo, implementando ações de retargeting, estratégias específicas para alcançar o público-alvo da campanha, além de iniciativas de crossmedia. No fim, devido à falta de planejamento inicial na ação com a influenciadora, a marca teve de desembolsar um valor maior que o idealizado originalmente para obter resultados significativos. Isso prova que, em marketing de influência, o barato pode sair caro.
Em síntese, a amplificação de conteúdo é uma abordagem inovadora para o influencer marketing. Ela reconhece a limitação das redes sociais na entrega dos conteúdos e busca estender o impacto das campanhas, por meio de uma estratégia contínua e inteligente. Nossa visão é centrada na performance e na obtenção de resultados reais para os anunciantes, ao mesmo tempo em que valorizamos o branding e a construção de marca. Com a utilização de canais digitais de performance, exploramos todo o potencial dos influenciadores, proporcionando às marcas uma escala de sucesso incomparável.
Matheus Braga é cofundador e country manager da Ampli no Brasil