Quem já passou meia hora no TikTok já entendeu que houve uma mudança profunda nos canais de consumo e na forma de comunicar. A palestra da Kate Ancketill – uma das mais comentadas na NRF 2022 – reverberou esta visão de um novo mundo e novas maneiras de fazer as coisas da Gen Z e Gen Alpha, que em 2030 serão aproximadamente 50% da população mundial, com um alto poder aquisitivo. O varejo precisa se preparar para estas gerações.
Mas se esta visão ainda “chacoalha” a realidade de muitos varejistas, aqueles que são focados no consumidor não foram pegos de surpresa. E já estão construindo essa nova tessitura de negócios, com muita inovação, entretenimento, gamificação, co-criação e sustentabilidade.
A Geração Z cresceu com smartfone, mídias sociais e milhares de aplicativos ao seu dispor. Com um spam de atenção de 8 segundos não é à toa que se sintam aborrecidos com a experiência atual de fazer compras em supermercado on-line e busquem soluções alternativas, mais divertidas e menos “time-consuming”.
Realidade Aumentada, Metaverso, Live-streaming, tudo isso é parte da realidade desta nova geração. É real sim, pois é vivido e sentido – independente se a experiência foi em átomos ou em bytes. Portanto, os NFTs fazem sentido neste novo mundo assim como o hambúrguer vegetal que se come.
As plataformas de jogos saíram na frente, e a indústria do luxo aproveitou esta incrível oportunidade de rejuvenescer e criar um imprint de suas marcas e produtos com as novas gerações. As plataformas de jogos são perfeitas para a sociabilização: atingir uma tarefa em conjunto ou assistir a um show de música virtual – tudo é possível aqui.
Agora, até as redes sociais estão correndo atrás e prometem transformar inclusive a maneira que trabalhamos, em um metaverso mais elaborado, rompendo barreiras geográficas e espaciais de uma forma nunca vista.
A Gen Z e Gen Alpha tem alto senso de comunidade e colaboração. E as marcas que trabalham este sentimento de pertencimento e que incluem seus consumidores no desenvolvimento de seus produtos, estão se destacando – nos mais diversos segmentos (desde o segmento de beleza, como Glossier, até Iogurtes, como a Danio). A co-criação pode ser divertida, participativa e engajadora. O TikTok é um mundo de diversão e outras plataformas também serão.
Visto tudo isso, eu e meus colegas chegamos na nossa visão do varejo para as indústrias e varejistas:
1. Reshape: olhem para um mundo de possibilidades do seu negócio através das lentes das novas gerações. Sejam mais divertidos, inclusivos, colaborativos, “gamificados”, inovadores e relevantes.
2.Repurpose: abracem este sentimento que vivemos em um único planeta e precisamos cuidar bem dele, não poluir, criar relações mais humanas, justas e empáticas. As empresas são formadas por pessoas e precisam se comprometer na construção de um mundo melhor. As novas gerações dão valor para quem realmente se esforça para fazer a diferença.
3.Recalculate: construam novos modelos de negócio que façam mais sentido para estas gerações. Reinventem-se neste mundo fluido, de realidades alternativas. Estejam presentes onde seu consumidor está, no físico, no digital ou na realidade alternativa. Coloquem ele no centro do seu negócio. E provoquem emoções no seu consumidor, o que trará mais engajamento com sua marca e, consequentemente, fidelização.
O futuro já está entre nós.
Fabiana Brito é Head de Planejamento da Score Retail, empresa de data retial e shopper experience da B&Partners.co