Apesar de não ter conquistado o Grand Prix, o Brasil foi o país com melhor desempenho em Inovador no El Ojo de Iberoamérica 2013, que termina nesta quinta-feira (7), em Buenos Aires. O país ganhou 14 prêmios no total, sendo três ouros, quatro pratas e sete bronzes. O GP foi para “O primeiro painel publicitário a produzir água potável”, criado pela Mayo Draftfcb Peru para a Universidade de Engenharia e Tecnologia do país.
Em Promo, o mercado brasileiro ganhou oito prêmios, sendo quatro pratas e quatro bronzes. O GP foi dado para a Espanha, com o case “Entre no jogo”, criado pela Havas Sports & Entertainment para Konami Espanha. “Demos o GP para a campanha que melhor representou a essência de Promo. ‘Entre no jogo’ foi o lançamento de um jogo, que depois premiou o melhor jogador, que por sua vez ganhou o direito de se tornar um jogador dentro do game”, contou Fernando Nobre, vice-presidente de criação da Borghi/Lowe e presidente do júri de Promo no El Ojo.
Na categoria Mobile, o Brasil conquistou 10 prêmios, sendo três ouros, duas pratas e cinco bronzes. Não houve GP. “Mobile ainda é uma categoria nova e pequena, que está em evolução, e este ano não encontramos nenhum case que realmente fosse merecedor de GP”, disse Mariano Jeger, diretor-geral de criação da R/GA Buenos Aires e presidente do júri. Em Postais, o país ganhou quatro prêmios. A Y&R conquistou duas pratas, com “Coração” e “Pulmão”, ambos para Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e um bronze com “Duas rodas azul” para Honda. A Dim & Canzian levou um ouro com “Postal Antitabaco”, para Bem Ser Saúde Integrativa.