O estudo “Cracking de Data Cocundrum: How Sucessfull Companies Make Big Data Operational” (Desvendando o mistério dos dados: como empresas de sucesso operacionalizam o Big Data), desenvolvido pela Capgemni Consulting, revelou que 60% das organizações acreditam que o Big Data irá abalar os segmentos nos quais atuam nos próximos três anos. Apesar desse número, apenas 13% o adotam na produção em larga escala. O objetivo do estudo foi analisar as estratégias e condições organizacionais para o sucesso das atividades de Big Data.
Além disso, apesar de oito a cada dez empresas disporem de atividades de Big Data em andamento, apenas 27% descreveram suas atividades como bem-sucedidas e 8% como muito bem-sucedidas. Várias organizações estão lutando para comprovar a efetividade do Big Data, com uma taxa média de sucesso de 38%.
Para fazer com que os projetos evoluam, o estudo destaca alguns fatores essenciais. A estrutura organizacional, por exemplo, deve ser bem definida, pois as empresas que têm unidades analíticas de negócio com responsabilidade na geração de lucro têm chances 2,5 vezes maiores de executar atividades bem sucedidas de Big Data.
Outro fator está relacionado às organizações que dispõem de um roteiro definido, apontando que elas têm mais chance de sucesso, com 51%. Da mesma forma, as organizações que lançam mão de um critério para a escolha do seu uso estão operando com índice de sucesso de 53%.
Para que o Big Data gere bons resultados, a empresa precisa envolver fatores como governança, gestão de dados, competências e tecnologia. As organizações precisam, também, trabalhar livremente com provas de conceito para escolher os melhores casos de uso. Implementar o Big Data gera uma série de riscos relacionados à privacidade, por isso as empresas precisam se proteger e controlar esses riscos.
Para mais detalhes, acesso o link aqui.