A 4all foi a responsável por desenvolver o Quiq, que reúne nove redes de restaurantes e busca dar mais agilidade operacional ao processo de recepção de pedidos online. É o que relata Gustavo Schifino, head de plataformas digitais da empresa, que identificou a oportunidade e procurou o setor para criá-lo, mas, ele avisa que “não é um app”. A palavra Quiq é um neologismo e faz referência à agilidade. Segundo ele, a ferramenta simplifica e organiza o delivery e o take away. “Com ela, os restaurantes vão conseguir administrar todos os seus pedidos em um só lugar”. Conforme Schifino, o mercado de food service é um dos setores de atuação da 4all, por isso ele acompanha de perto as mudanças pelas quais passa o segmento.

FORMAÇÃO
O Quiq nasceu a partir da constituição de uma joint venture, liderada pela 4all e mais nove parceiros – Domino’s Pizza, Bloomin’ Brands (Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill), Giraffas, Rei do Mate, Cia Tradicional (Braz Pizzaria, Braz Elettrica, Braz Trattoria, Pirajá, Original, Astor, Lanchonete da Cidade e Ici Brasserie), Grupo Halipar (Montana Grill, Griletto, Jin Jin e Croasonho), BFFC (Pizza Hut, KFC, Bob’s e Yoggi), Axionlog Uruguay S.A e Grupo Trigo (Spoleto). Chegamos ao mercado com um portfólio de mais de 5 mil restaurantes. A projeção para os dois primeiros anos de operação é estar presentes em mais de 20 mil restaurantes no Brasil. O nosso objetivo de longo prazo é ter participação de, pelo menos, 15% no mercado brasileiro de food service nos próximos cinco anos, o que significa cerca de 60 mil estabelecimentos.

Gustavo Schifino (Divulgação)

SIGNIFICADO
A palavra Quiq é um neologismo. Ela faz referência à agilidade operacional que o restaurante ganha ao ter os seus processos de recepção de pedidos online facilitados pela nossa plataforma.

FERRAMENTA
Quiq não é um app. É uma ferramenta que simplifica e organiza o delivery e o take away. Com ela, os restaurantes vão conseguir administrar todos os seus pedidos em um só lugar. Num exemplo real, imagine uma pizzaria que está com um determinado ingrediente em falta. Hoje, não é fácil colocar em todos os aplicativos que aquele produto não está à venda. Com o Quiq, ele poderá fazer tudo no mesmo lugar e de maneira mais rápida. Muito mais do que resolver os desafios por trás da operação, a ferramenta também apoiará a digitalização, permitindo que diversos originadores de pedidos, indústrias, ERPs, (Sistema Integrado de Gestão) e operadores logísticos do mercado estejam concentrados em um mesmo ambiente de maneira otimizada e inteligente. Dessa forma, permitiremos que os restaurantes melhorem e ampliem seus serviços online. O Quiq não é uma plataforma para o consumidor final.

SOLUÇÃO
O mercado de food service é um dos segmentos de atuação da 4all, por isso acompanhamos de perto as mudanças pelas quais ele passa. Percebemos que, ao longo dos anos, a demanda de pedidos online vem crescendo de forma acelerada, o que abre oportunidades de negócio para os restaurantes, mas também traz um desafio, que é o gerenciamento dos pedidos feitos no ambiente online. Foi a partir da imersão na operação de restaurantes parceiros do grupo 4all que fizemos esse diagnóstico e procuramos os principais representantes do setor de food service para apresentarmos a ideia do Quiq. Com o interesse deles, foi possível desenvolver uma plataforma para simplificar e organizar o delivery e o take away. Essa operação representa a entrada de uma nova solução para o mercado, que vai gerar oportunidades para todos os players do setor.

AMBIENTE INTERNO
Não somos um marketplace, por isso não concorremos com os aplicativos de delivery. O Quiq nasce para melhorar a gestão do pedido online, que pode ser feito a partir de diversos originadores, inclusive canais próprios dos restaurantes. Atuaremos da porta para dentro dos restaurantes. Não somos uma plataforma para o consumidor final.

PANDEMIA
O consumo online no mercado de food service teve ampla expansão e foi acelerado a partir da pandemia da Covid-19, mas a ideia do Quiq pela 4all já estava sendo realizada há cerca um ano. Para se ter uma ideia, o número de pedidos no delivery subiu de 500 milhões em 2019 para 2 bilhões no ano passado.

ONLINE
O objetivo do Quiq é permitir que os restaurantes ampliem sua presença online e, inclusive, possam apostar em canais próprios, sem que isso signifique investimento para suportar esse aumento. Isso porque nossa solução torna a operação dos restaurantes mais eficiente e organiza a gestão dos pedidos de diversos players e canais em um mesmo ambiente. Com isso, diminuirão as ocorrências de erros nos lançamentos de pedidos manuais, falhas no preparo e na entrega dos pedidos, bem como a diminuição no tempo gasto na gestão dos cardápios digitais.