“Moment of Eighteen” é uma das atrações (Divulgação)

A Rakuten Advertising, empresa de tecnologia e consultoria para publicidade e marketing digital, decidiu investir na monetização da plataforma de streaming Viki, acervo de conteúdo asiático focado na audiência jovem do Brasil.

A Viki se enquadra como uma plataforma AVOD (Vídeo Sob Demanda Baseado em Anúncios), na qual o usuário tem a opção de acessar o conteúdo gratuitamente acompanhado de anúncios ou de fazer uma assinatura paga, na qual os vídeos não possuem nenhuma publicidade.

“Segundo a Nielsen-Ibope, os serviços de streaming cresceram mais de 140% no 1º semestre de 2020, com 1,2 milhão de novos usuários, e 37% assinaram mais de 1 deles. Prevemos que o serviço será responsável por 25% do valor total de vendas por ano da Rakuten Advertising no país. A Viki é única”, explica Luiz Tanisho, country manager da Rakuten Advertising no Brasil.

E completa: “Apostamos neste formato para continuar crescendo a operação da Rakuten Advertising no Brasil. Mesmo o marketing de afiliados sendo a nossa principal área de atuação no país, aumentar a nossa oferta de mídia em um mercado tão promissor realmente nos coloca em uma posição de destaque como uma das mais inovadoras empresas de mídia atuantes no Brasil”.

Os anúncios têm entre 5s e 30s e estão disponíveis nos formatos pré e mid-roll. Eles devem ter pelo menos 50% de sua duração exibida antes que possam ser cancelados. Os espaços estão disponíveis por mídia programática, em todas as principais SSPs, e por compra direta de inventário. Há opções de segmentação de audiências por geolocalização e por tipo de dispositivo.

A Viki tem 14,7 milhões de usuários em todo o mundo. A maior parte de seu público (68%) é formado por Millennials e pela Geração Z.

O Brasil aparece no Top 5 em número de usuários. No país, 55% dos usuários têm entre 18 e 34 anos, 26% têm entre 35 e 49 anos e apenas 19% têm mais de 50 anos. A maior parte é de mulheres 62%, contra 38% dos homens, e não tem filhos (54% contra 46%).

A Viki exalta sua oferta de conteúdo coreano, como as novelas e séries do tipo Dorama e K-Drama, e o estilo musical K-Pop. O Brasil é o 5º país que mais ouve bandas deste tipo na plataforma de streaming de música Spotify, e no Twitter é o 7% país que mais comenta o estilo musical.

“A Viki tem engajamento muito maior que outras plataformas de streaming. Até agora, há mais de 1 bilhão de palavras traduzidas pela sua comunidade, para mais de 200 línguas. É o mesmo público que consome conteúdo e faz compras online. Por isso mesmo que a Rakuten Advertising aposta no sucesso da publicidade neste formato no Brasil”, conclui Tanisho.