O Rakuten Advertising International Collective (RAIC), formado por anunciantes e afiliados experientes no setor do marketing de performance do mundo inteiro, e especialistas da Rakuten Advertising, se uniram para construir um guia global dedicado ao crescimento deste mercado.

O material “5 Passos para ter um Programa de Afiliados de Sucesso” é gratuito e está disponível a partir desta quarta-feira (15) para download. Além do momento estratégico para a empresa, que realiza no fim do mês a sua Global Partnership Week, com eventos voltado para networking, o material encontra também forte ressonância no Brasil.

Na esteira da pandemia, o país vê o crescimento do mercado de marketing de afiliados, com o avanço do ambiente online especialmente para o varejo. Além disso, há uma grande oportunidade com a chegada neste último trimestre do ano, com datas como Black Friday e Natal sendo bastante aguardadas por todos os setores.

Como Courtney Baumbach, da RetailMeNot, destaca no guia, a grande transição para as compras online no último ano aumenta a abertura dos consumidores para comprar de marcas que podem não ter cogitado ou conhecido antes. “Isso abre as portas para a descoberta de novos produtos por meio de uma abordagem de marketing de afiliados em todo o funil, o que representa uma grande oportunidade para as marcas”, afirma.

Rakuten Advertising lança guia “5 Passos para ter um Programa de Afiliados de Sucesso”

Seu conteúdo tem duas finalidades: auxiliar as marcas na construção de programas de marketing de afiliados de alta performance em sintonia com seus principais objetivos comerciais estratégicos; e ajudar os afiliados a entenderem a melhor forma de monetizar as ofertas para atingirem suas próprias metas.

“O fechamento do varejo físico no ano passado em razão da pandemia acelerou ainda mais o processo de transformação digital das marcas. Quem não tinha uma forte presença no online precisou adaptar-se em tempo recorde. Neste contexto, o marketing de afiliados reforçou ainda mais sua importância, tornando-se um importante canal adicional de vendas para os negócios, além de ser uma excelente estratégia para criação de awareness. Para este guia, reunimos os melhores especialistas no assunto, a fim de contribuir para educação do mercado”, explica Luiz Tanisho, country manager da Rakuten Advertising no Brasil.

Luiz Tanisho: “A Rakuten Advertising sempre esteve comprometida com a inovação tecnológica e a criação de soluções que ajudem a movimentar o mercado”

Ao reunir as melhores práticas globais, informações e orientação de um grupo diversificado de especialistas do setor, o guia cumpre seu papel educativo e promove avanços do marketing de afiliados como canal digital estratégico.

E o futuro é promissor. Dados da Rakuten Advertising mostram que as conversões geradas pelo canal de afiliados são três vezes maiores do que a média do site. Neste contexto, as estratégias de marketing de afiliados para encontrar o cliente certo, com a oferta certa, na hora certa, estão cada vez mais sofisticadas e é nesse contexto que cresce sua relevância. Com os avanços dos recursos, é importante que as empresas adotem uma abordagem igualmente sofisticada em relação ao planejamento.

Por isso, esse guia tem como meta criar programas que façam as pessoas passarem perfeitamente pela jornada do cliente, desde a pesquisa até a consideração, a conversão, a fidelidade e a defesa, o que beneficia tanto as marcas quanto os publishers.

“A Rakuten Advertising sempre esteve comprometida com a inovação tecnológica e a criação de soluções que ajudem a movimentar o mercado. Continuaremos a exercer nossa função com excelência, cercando-nos dos melhores especialistas para ajudar o mercado do marketing de afiliados a crescer no Brasil e no mundo”, completa Tanisho.

A partir deste propósito e desse contexto, o guia apresenta os cinco passos: “Alinhar os KPIs de afiliados aos objetivos comerciais”, “Usar os dados disponíveis da melhor maneira”, “Alinhar as estratégias de afiliados à jornada do cliente e ao posicionamento da marca”, “Integrar os modelos de afiliados atuais e emergentes” e “Analisar, aprender, testar, otimizar e provar”.

No material, cada passo é explicado e comentado com a visão da expertise coletiva e internacional da Rakuten Advertising, que já soma mais de 20 anos de experiência.

Acesse a edição em português: “5 passos para ter um programa de afiliados de sucesso”.