O slogan que norteará a comunicação da dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 será definido em concurso promovido pelo Comitê Organizador. O processo foi lançado nesta quarta-feira (16), por meio de edital, e é voltado a agências de publicidade. As interessadas devem se cadastrar no portal de suprimentos da Rio 2016 e enviar a documentação necessária até 30 de outubro.

O processo terá três fases. Na primeira, as concorrentes passarão por habilitação técnica, tendo avaliados cases já realizados de criação de slogan ou temas de campanhas, além de cartas de referência dos clientes que integram sua carteira, currículo dos profissionais que atuarão no projeto e comprovante de associação a entidades do mercado, como Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda), Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design) ou Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).

As aprovadas no primeiro processo serão convidadas para uma reunião de briefing. Passados os detalhes básicos para a elaboração do trabalho, as agências terão 15 dias para apresentar propostas criativas, a serem analisadas por integrantes do Comitê Rio 2016. O resultado final será divulgado em dezembro e terá como remuneração R$ 26.946,00 – valor calculado de acordo com a tabela do Sinapro-SP 2013/2014.

Concorrências pontuais

A concorrência pela elaboração do slogan das Olimpíadas Rio 2016 é o quarto processo distinto realizado pelo comitê organizador. O primeiro, para a elaboração do símbolo dos Jogos, foi vencido pela Tátil Design. Já o segundo, pelo planejamento das ações, teve como vencedora a F/Nazca S&S. O terceiro, ainda em curso – e de conclusão prevista para o fim do ano , definirá o mascote do evento.

De acordo com comunicado divulgado pela assessoria da Rio 2016, “A ideia de lançar um concurso para a criação do slogan dos Jogos é a possibilidade de envolver o maior número possível de profissionais do mercado publicitário brasileiro, reconhecido internacionalmente pela qualidade criativa,  com a realização do maior evento esportivo mundial”, declara Beth Lula, diretora de marca dos Jogos Olímpicos a serem realizados no Brasil.

Ainda não há especificações quanto à responsabilidade sob o desenvolvimento dos materiais de divulgação, tendo planejamento e slogan definidos. Procurada, a F/Nazca informa que permanece trabalhando para a Rio 2016.