Márcio Garcia fala em um telefone da Nextel no filme

 

Depois de cerca de um ano e meio de muito trabalho, vem aí, no dia 11 de setembro, o longa  “Rio, eu te amo”, que reúne o trabalho de 11 diretores de sete nacionalidades, quatro produtoras e seis patrocinadores, atrelado a um projeto de marketing inédito no cenário cinematográfico. Idealizado pela Conspiração Filmes, uma das produtoras envolvidas ao lado da BossaNovaFilms e Empyrean Pictures, o “#Rioeuteamo” foi uma grande plataforma de comunicação criada para que o envolvimento das marcas com o projeto transcendesse as telas dos cinemas. E gerou, ao longo dos últimos 18 meses, mais de 120 vídeos, mais de 40 ações de rua, um bloco de carnaval, oito concursos culturais com mais de 3 mil participantes, mais de 3 mil publicações nas redes sociais, mais de um milhão e meio de compartilhamentos, 4 milhões de curtidas, 152 mil fotos no Instagram e 1,3 milhão de fãs no Facebook. E estes são apenas alguns dos números.

Pedro Buarque de Hollanda, produtor-executivo de “Rio, eu te amo”, diz que o movimento é o grande destaque do projeto como um todo e levou a outros patamares o pensamento do aparato de marketing em torno de projetos de ficção. “Fizemos mais que um filme. Criamos um movimento para a cidade, para aproximar as marcas dos cariocas e beneficiá-la como um todo. Claro que as marcas estão presentes no filme, de maneira orgânica, um product placement que ocorreria de qualquer maneira, mas seu envolvimento foi muito além disso, houve interação e diálogo com o Rio e ficamos muito felizes com o resultado. Acredito que esse tipo de projeto é uma tendência”, avalia Buarque, que manteve na produtora uma equipe dedicada com oito pessoas.

Lançamentos

Entre os projetos mais interessantes estiveram o lançamento recente, por O Boticário, de uma série de fragrâncias inspiradas no Rio de Janeiro com a ajuda de consumidores, e o concurso cultural de fotos do Rio de Janeiro que se transformou em uma galeria a céu aberto, com patrocínio do Santander. A Fiat convidou o ilustrador Duda Guima a pintar um Novo Uno a céu aberto, retratando a beleza da cidade, ação intitulada “Traços cariocas”, que circulou pelas ruas da cidade com o carro em cima de um caminhão.

Para lançar o filme, que tem distribuição no Brasil e América Latina pela Warner Bros. e vendas internacionais da WestEnd Films, foram produzidos trailers para serem veiculados nas plataformas da marca, com foco nos diferentes personagens das 10 histórias. As ações de product placement foram as seguintes: Santander foi incluído no episódio de Andrucha Waddington, “Dona Fulana”. Um carro da Fiat aparece em “Acho que estou apaixonado”, de Stephan Elliott.

O ator Márcio Garcia fala em um telefone da Nextel em cenas de transição do diretor Vicente Amorim, enquanto O Boticário tem destaque no episódio “Pas de Deux”, de Carlos Saldanha. A marca Devassa, da Brasil Kirin, também aparece em cenas de transição de Vicente Amorim.

Exterior

O lançamento internacional deve ocorrer em mais de 20 países, mas inicialmente irá para um total de 12. Buarque diz que agora estão sendo avaliados os festivais para os quais o filme será levado a partir do ano que vem. “Rio eu te amo” foi parcialmente financiado por recursos obtidos através dos incentivos fiscais federais da Lei 8.685/93.

Versão brasileira

A franquia “Cities of Love” é uma iniciativa global idealizada e criada pelo diretor, roteirista e produtor francês Emmanuel Benbihy e homenageia em filmes grandes cidades do mundo. Emmanuel Benbihy sempre se dedicou a apoiar a diversidade cultural através do cinema e agora está criando novas formas de as cidades se comunicarem no entrecruzamento de filmes, promoção de cidades, educação e do impacto das indústrias criativas no desenvolvimento urbano.

“Cities of Love” foi iniciada com a produção de “Paris, eu te amo”, filme que abriu o Festival de Cannes em 2006. O sucesso desse primeiro trabalho da franquia convenceu Benbihy de que o projeto deveria percorrer outros continentes e cidades, como Nova York e Xangai.

Assim, o segundo filme “Nova York, eu te amo” ficou pronto em 2009. A partir daí, o produtor começou a licenciar a franquia para produtores estrangeiros, como ocorreu no caso de “Rio eu te amo”. Concomitantemente à produção brasileira, há planos para versões em Xangai (China), Berlim (Alemanha), Nova Orleans (EUA), Bombaim (Índia) e Jerusalém (Israel).