Desenho do grafiteiro Eduardo Kobra usado em camisetaJunto com aproximadamente 150 ações realizadas durante o Design Weekend, em São Paulo, entre os últimos dias 14 e 17, foi lançado o prêmio Sonho de Consumo. A iniciativa, da agência de comunicação theSign e do site Estilo Catraca Livre, tem o objetivo de criar uma rede de profissionais e empresas, de diversos segmentos, para desenvolver um projeto de “ajuda contínua” a novos talentos das áreas de artes plásticas, design e artesanato. Entre os principais critérios do projeto, os interessados devem lançar produtos “diferenciados, exclusivos e sustentáveis”.

O Sonho de Consumo foi lançado no último dia 16, na Galeria Choque Cultural, na Vila Madalena, em São Paulo, com a comercialização de camisetas criadas exclusivamente para o projeto por 10 artistas, entre eles Eduardo Kobra e Ygor Marotta. O projeto dá prêmios em dinheiro, que será transferido para a compra de estoque dos produtos selecionados na competição.

Nesta primeira etapa, a premiação não apresenta valores tão significativos – totaliza R$ 6 mil para os três primeiros colocados –, mas o grande diferencial é que o candidato vencedor receberá um apoio mercadológico para o desenvolvimento de seu produto, com consultoria de profissionais especializados em design, comunicação, marketing e comércio eletrônico. As regras para participação do Sonho de Consumo estão no site Estilo Catraca Livre.

Sob o comando dos executivos Edy Baldim e Laércio Beatrice, a theSign se posiciona como uma agência para “a geração de ideias inovadoras e visão estratégica”. Entre seus principais clientes estão Itaucard, Fundação Itaú Social, Itaú Uniclass, Itaú BBA, Rede, ACE Seguros e iVarejo. “O Sonho de Consumo surgiu no momento ideal. Estamos completando 18 anos neste mês e tínhamos como meta apoiar uma iniciativa social. A identificação com o projeto foi imediata porque ele liga a arte à economia criativa, à geração de negócios e à sustentabilidade”, diz Baldim.

Ideias e design

Com uma programação que contou com exposições, lançamentos de produtos e intervenções artísticas o festival Design Weekend também foi um período para discussão de ideias que envolveram decoração, arquitetura e urbanismo. No espaço-conceito Lab & Factory, do designer e artista plástico Kiko Sobrino, foi criado o Arkclub, com palestras, debates e exposições. Entre os participantes estiveram Mônica Orcioli (Swarovski) e Vitor Hugo Jacob (LWT Software).

O Design Weekend é realizado pela Summit Promo e pela Abril, com curadoria da revista Casa Claudia. O patrocínio é deCinex, Pullman e Apex-Brasil.