Dizem que a “Inspiração vem dos outros e a motivação vem de nós”. Essa frase pronta, mais parecida com um clichê, define a minha inspiração atual e diária. Às vezes me questiono como alguém de uma equipe pode dizer-se desmotivado quando tem tantos amigos para se inspirar? E para aqueles que dizem que é melhor estar só do que mal acompanhado, eu logo penso: O que seria desta pessoa sem as outras pessoas e sem o sol que nasce todos os dias lá fora para irradiar? A energia irradia e é mais intensa quando todos convergem suas energias numa mesma estrada e para um único objetivo… Alcançar o mesmo fim.
De tudo que você quiser fazer da sua vida, e graças a Deus que existem inúmeras possibilidades, o empreendedorismo certamente é um dos caminhos mais difíceis. Empreendedor há quase dez anos, atualmente a fri.to conta com quase 40 funcionários. Apesar de muitas vezes a cobra fumar, o bicho pegar ou qualquer gíria que se use, a encrenca é pesada. Mas, o que de fato me inspira não está em livros ou manifestos e é capaz de transmitir o que não se aprende em manuais: o entusiasmo e as trajetórias. As de sucesso, principalmente, apresentam todos os ingredientes para uma boa história: dificuldades, sonhos, coragem, superação e sorte. Por isso, não tem livro ou fórmula que inspire melhor o empreendedorismo. O melhor jeito é ter disposição para ouvir e aprender. Com uma matéria-prima como esta é possível tirar uma ideia da gaveta e partir para a ação.
Exemplos reais e concretos de tudo isso que estou falando moram ao lado da minha mesa de trabalho. Ou seja, são estas pessoas que fazem parte do meu time que me inspiram diariamente e estão no DNA da agência. Eu as vejo todo santo dia, conheço suas histórias, anseios, superações e revelações. Erich Lago, meu braço direito na agência, diretor de operações da fri.to, sinceramente eu não conheço uma pessoa que seja mais resiliente, racional e ao mesmo tempo fria e tranquila do que ele nos momentos de pressão e pancadaria. As desavenças são diárias, claro, temos por diversas vezes opiniões opostas, mas eu me cobro de ter as mesmas respostas emocionais do que ele dentro do nosso local de trabalho. É um cara que precisa ser admirado, com absoluta certeza. Meu braço esquerdo, nosso diretor de mídia, Rodrigo Cunha, tem a capacidade de tirar alegria das pequenas coisas. Por mais que o mundo esteja desabando e tenhamos derrotas, o otimismo eterno do Cunha é algo tocante! Difícil chegar todos os dias com esse mesmo astral…
Pedro Costa, outro cara muito inspirador pra mim! Pela sua coragem de se expressar, não somente pelo seu visual, mas de se posicionar perante todas as pessoas de uma forma linda e natural. Além de excelente profissional, ele tem o dom de cantar e dançar! Haja leveza para tudo isso…
Não quero ser injusto, mas sim verdadeiro, e dizer que todos aqui, de certa forma, me inspiram com suas entregas. Carolina Lopes, recém-chegada à agência, possui organização, resiliência e um senso profissional que são invejáveis. Ela chegou e já me colocou em outro patamar. Seu compromisso profissional te obriga a ter o mesmo comprometimento até em outro nível.
O inconformismo da nossa RH Tânia, profissional jovem que apresenta um senso de justiça e moral, é também inspirador! Muitas vezes, por estar em uma posição hierárquica maior, alguns fatos passam pela nossa visão sem ter aquela importância necessária, mas ela está ali e não me deixa falhar! Nosso diretor de criação Matheus Miguel e sua dupla, mais conhecido como Buzza, têm uma pegada absurda… Rapaz de raciocínio ímpar, com respostas rápidas e ácidas, de um humor inteligente que coloca Moty Python no bolso! Estamos numa fase de várias concorrências, e eles não abandonam o barco. Gostaria de ter mais essa vontade e essa energia, sem dúvida…
O meu sócio Eduardo Taniguchi, um cara mais reservado, mas que não perde a oportunidade de me mostrar o que é estender uma mão e ao mesmo tempo ser bom pra caramba no que faz. Izi Moura, produtora da agência, um poço de amor e sorrisos. Ela é a cola que une todos os fri.tos… Ah, se eu tivesse metade do carisma dela! Mari Bernum, RP digital, é também um trator!!! Missão dada, missão cumprida com louvor!
É impressionante o que essa galera em geral me inspira a cada segundo e me faz ter um compromisso maior no nosso dia a dia e em nossas entregas!
Recentemente, uma nova e única inspiração bateu a minha porta: meu filho Nico, de apenas três meses. “Um menino nasceu, o mundo tornou a começar.” A frase do escritor mineiro Guimarães Rosa, no livro Grande Sertão: Veredas resume bem o sentimento de um pai, de primeira viagem, mas certamente é o mais visceral e incondicional!
Marcel Matsuda é CEO da Agência Fri.to
Leia mais
O que inspira Andre Pallu, diretor de criação da FCB Brasil?
O que inspira Fernanda Guimarães, diretora executiva de criação da agência Mutato?