Galaxy S III: celular que ouve e responde às intenções humanas

 

Orgânico, intuitivo e desenhado para humanos: essas foram as principais características comunicadas do novo Galaxy S, revelado nesta quinta-feira (3), em Londres, pela Samsung. Além de funções inovadoras, como a detecção de movimentos, o novo celular tem tela gigante de 4.8 polegadas, é mais fino (133 gramas), possui qualidade HD e promete acirrar a disputa entre as principais fabricantes de celular do mundo.

De acordo com a companhia sul-coreana, a terceira geração do aparelho, o Galaxy S III, é capaz de ouvir, ver e sentir o que os usuários desejam. “Esse é um celular que ouve e responde a nossas intenções. Essa é a mágica e a promessa do Galaxy S III”, afirmou Jean-Daniel Ayme, vice-presidente de telecomunicações da Samsung para a Europa. “É um aparelho inspirado na natureza e desenhado para humanos. É uma experiência orgânica e intuitiva, como nunca foi feita antes”, assegurou JK Shin, presidente e diretor da divisão de TI e de comunicações móveis da Samsung.

Uma das opções inovadoras do aparelho é sua ambição de tornar-se “uma extensão dos usuários” antecipando-se ao detectar a voz e os movimentos feitos com o celular. Se uma mensagem de texto está sendo escrita e o usuário leva o telefone à orelha, o Galaxy S III entende que ele mudou de ideia e deseja fazer uma ligação de voz. Nenhum botão precisa ser acionado: pela função “Direct Call” o próprio aparelho faz a chamada direta. “Para se tornar uma extensão de nós mesmos, o Galaxy irá responder a nossas intenções e prever nossas expectativas”, disse Ayme.

O compartilhamento de arquivos surpreende pela rapidez: o “S Beam” permite a transferência de um filme de 1GB em três minutos e uma pasta de música de 10 MB em apenas dois segundos, simplesmente colocando dois Galaxy S III em contato físico. Com um detector de faces “Smart Stay” presente na câmera frontal, o aparelho detecta, pela leitura dos olhos, quando está sendo usado para a leitura de e-mails ou de uma página de internet e sua tela é mantida acesa até que o usuário termine suas atividades.

A função comando de voz também parece ter sido aprimorada. Em demonstração ao vivo durante o lançamento, o celular respondeu rapidamente à solicitação de Ayme para mostrar a previsão do tempo e para acionar a câmera fotográfica. Por enquanto, o recurso está disponível nas línguas inglês americano, inglês britânico, italiano, alemão, coreano e espanhol da América Latina. Ainda não há previsão de quando a função será adaptada para o português.

Versões em 4G estarão disponíveis nos Estados Unidos, no Japão e na Coréia do Sul a partir de junho. O aparelho será lançado na Europa em 29 de maio e outras 10 cidades do mundo iniciarão as vendas ao mesmo tempo. Ainda não há informações sobre quando começam as vendas no Brasil.

A Samsung é a maior empresa de smartphones do mundo em vendas, com 29,1% de market share contra 24,2% detidos pela Apple. Relatório divulgado pela International Data Corporation aponta que a companhia comercializou 42,2 milhões de unidades no primeiro trimestre do ano, contra 35,1 milhões de iPhones.