“Chaves” e “Carrossel” vão continuar perdurando não só na grade do SBT, mas também como fontes de receita para a emissora. Além da transmissão propriamente dita – “Chaves” por tempo indeterminado, como nos últimos 30 anos, e a versão brasileira filmada de “Carrossel” com previsão de término em junho –, as duas marcas, pertencentes à mexicana Televisa, passam a ter toda sua estratégia de licenciamento no Brasil à cargo da empresa de Silvio Santos. “O SBT é a maior parceira da Televisa no Brasil, especialmente pelo relacionamento de três décadas que temos em relação a ‘Chaves’”, enfatizou Maca Rotter Alday, diretora-geral da Televisa Consumer Products.
A executiva destacou as ações de renovação da marca criada por Roberto Gomes Bolaños, o Chespirito, e a potencialidade que ela tem no Brasil e em toda a América Latina. “Há sete anos, fizemos várias reuniões para encontrar novas maneiras de eternizar ‘Chaves’, um ícone emocional tão forte, principalmente junto às novas gerações. Foi então que chegamos na versão animada, que ganha 13 novos episódios por ano. Toda a América Latina e o mercado hispânico dos Estados Unidos tem contato direto e diário com ‘Chaves’, seja na versão tradicional ou com a animação. Acredito que a audiência global diária do personagem seja maior que a do Super Bowl”, ponderou Maca.
O seriado possui mais de 45 parceiros globais, com grande presença no Brasil, em licenciamentos que envolvem jogos de tabuleiros, eletrônicos e brinquedos em geral, publicações, papelaria e material escolar, alimentos e bebidas. A intenção, com o SBT capitaneando o processo localmente, é explorar ainda mais o potencial do seriado, além de gerar maior identificação regional. “Cada mercado tem suas particularidades. Por isso, precisamos de grandes parceiros locais, ao invés de apostar em produtos globais engessados. Estamos abertos, inclusive, a novos produtos e projetos que possam ter relevância para o mercado brasileiro”, pontuou Maca, lembrando ações internacionais como o espetáculo teatral que acontece no México e um parque temático montado na Venezuela.
Carrossel
A regravação da novela “Carrossel”, com atores brasileiros, já é fenômeno de licenciamento no Brasil pelas mãos do SBT. “São 35 parceiros atualmente, que movimentaram R$ 120 milhões em vendas só no varejo”, revela Carolina Scheinberg, gerente de licenciamentos da emissora. Entre os números divulgados pela executiva, destacam-se as 800 mil cópias dos CDs e DVD da atração, mais de um milhão de unidades de produtos de material escolar, 28 milhões de publicações com o tema, além de ter o álbum de figurinhas mais vendido dos últimos dez anos no país. Entre os parceiros atuais estão empresas como Carrefour, Nestlé, Habib’s e C&A.
Com o fim da novela programado para o meio do ano, a primeira ação foi levar a trama também para o teatro, com show que tem estreia marcada para esta semana, em São Paulo. “A intenção é transformá-lo em uma turnê que viaje por todo o Brasil”, adianta Carolina. Além disso, uma nova versão da trama, em animação, está programada para ser exibida a partir do segundo semestre. “A novela termina no meio do ano, mas seus desdobramentos serão vistos pelo resto de 2013 e no ano que vem”, garante a executiva.