O Sepex-RJ (Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Rio de Janeiro) anuncia o início de um trabalho de parceria com a Prefeitura para estabelecer parâmetros para a veiculação da publicidade exterior na cidade, visando adequá-la a padrões já encontrados em cidades como Paris, Nova York e Barcelona, entre outras capitais.
As negociações estão sendo conduzidas com a presidente da entidade, Teresinha Abreu, e sua diretoria; juntamente com o secretário municipal de Ordem Pública, Alexander Vieira da Costa, e o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Rafael Cabral Marinho, representando o prefeito Eduardo Paes. A ação faz parte dos planos da Fenapex (Federação Nacional da Publicidade Exterior) de oferecer suporte de profissionais técnicos e apoio para o melhor entendimento entre os Sindicatos Regionais e os Municípios do Brasil todo.
Para ajustar os termos de cooperação desse trabalho, foi realizada uma reunião com representantes da Prefeitura e Sepex-RJ, juntamente com a pesquisadora, geógrafa e urbanista Mônica Balestrin, recém-contratada para desenvolver um projeto urbanístico técnico, contemplando a inserção dos anúncios publicitários na cidade do Rio de Janeiro. O Sepex-RJ já realizou uma vistoria pela cidade, registrando a realidade da atividade, visitando vários bairros e as principais ruas, avenidas e corredores expressos, como o do BRT.
“O início dessa parceria deve gerar um benefício para a cidade do Rio de Janeiro, com um novo reordenamento da mídia exterior, preservando as belezas naturais e não naturais desta cidade e, ao mesmo tempo, dando tranquilidade aos empresários do setor para continuar a exercer suas atividades. Devido à alta relevância que tem a cidade do Rio de Janeiro, com tantas belezas naturais e não naturais, e com a chancela da Unesco como Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem Cultural Urbana, nos obrigamos a fazer um projeto do mais alto nível técnico em consonância com a Prefeitura do Rio de Janeiro”, diz Teresinha.
O presidente da Fenapex, Luiz Fernando Rodovalho, diz que a parceria do sindicato regional com uma das maiores prefeituras do país deve gerar um efeito positivo em outros centros urbanos, com a mensagem de que é possível um trabalho conjunto – e de alto nível.