Alê Oliveira

O Hotel Pullman, em São Paulo, será palco no próximo dia 4 da segunda edição do Summit de Comunicação. O encontro, uma iniciativa da Abrigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) em parceria com a Editora Referência, que é editora do jornal PROPMARK e das revistas Propaganda e Marketing, foi criado com o objetivo de disseminar informações, tendências e cases inovadores e surpreendentes da comunicação impressa.

Idealizado para os profissionais de marketing e publicidade, o Summit de Comunicação volta o seu olhar para as transformações do meio no momento em que grandes nomes do mercado, como Miles Young e Martin Sorrell, têm declarado que marcas não se constroem somente com a mídia digital.

A edição deste ano trará importantes nomes do mercado. Walter Longo, presidente do Grupo Abril, é um deles e vai abordar o tema Redesenhando o nosso papel.

Outro palestrante será Hugo Rodrigues, presidente da Publicis Brasil. Ele trará o tema A nova safra de print & publishing Lions.

A neurociência do consumidor também será outro assunto que estará presente na segunda edição do Summit de Comunicação. Janaina Brizante, diretora de neurociência da Nielsen, vai falar sobre o assunto. A inspiração também estará presente no encontro e ela chegará por meio do publicitário Flavio Waiteman, diretor de criação da Escala Comunicação e Marketing.

A palestra de Fábio Bernardi, sócio-diretor da Morya, trará Tem coisas que o digital não imprime. Felipe Luchi, CCO da Lew’Lara/TBWA, irá abordar o poder da mídia impressa com a apresentação A força da comunicação impressa nos pontos de venda.

Alê Oliveira

Outro destaque será Renato Camargo, head de fidelidade, CRM e inteligência de mercado do Grupo Pão de Açúcar, que vai trazer o tema Efetividade e impacto na customização de clientes.

Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, acredita que a mídia impressa “jamais vai desaparecer”. Para ele, o segmento tem de se modernizar, precisa ser mais ágil. “O nosso compromisso com o papel é de sempre procurar caminhos para valorizar esse formidável meio de comunicação”.

Ainda de acordo com Ferrentini, o encontro vai reunir profissionais vencedores. “As pessoas que vão participar como palestrantes são vencedoras em suas atividades profissionais, são craques em comunicação e são publicitários que usam a mídia impressa em benefício de seus clientes, que também apostam nesse tipo de meio”, afirma.