Entre projetos previstos para estrear neste ano está a segunda temporada de 'Elmiro Miranda Show'A Turner criou uma plataforma para receber sugestões de projetos de produtoras independentes pela internet. Depois da aprovação da Lei da TV paga (a nº 12.485), que prevê cotas de produção nacional nos canais estrangeiros, cresceu o número de e-mails e contatos feitos com a programadora. A plataforma foi uma resposta para organizar e filtrar os projetos, afirma Silvia Elias, diretora de conteúdo local da Turner.

“Desde a aprovação da lei, tivemos uma demanda enorme de produtoras de todo o Brasil com sugestões para cumprirmos com a cota de produções nacionais”, afirma Silvia. Desde o último dia 20, o www.projetosturner.com.br passou a ser a ferramenta oficial para enviar projetos. “No primeiro dia, recebemos 20 sugestões”, aponta a executiva.

A Turner tem oito canais que precisam cumprir com a cota. A lei estipula a exibição de três horas e meia de conteúdo nacional por semana em horário nobre pelos canais internacionais. O foco da Turner neste trimestre, afirma Silvia, são projetos de dramaturgia. “Avaliamos sugestões recebidas de não ficção, mas pedimos para as produtoras que voltem a submetê-las a partir de fevereiro de 2014”, diz.

A iniciativa não é inédita no mercado. A Discovery tem uma plataforma há cinco anos para receber ideias de produtoras pela internet. A Sony ainda não possui ferramenta do gênero, mas disse ter ações de relacionamento com o trade e que participa de eventos como o Rio Market e dos encontros da ABPITV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV).

Marcas na tela

Além da cota, o interesse de marcas por branded content também tem impulsionado as produções nacionais. De acordo com a diretora de conteúdo da Turner, “Latitudes”, da produtora Losbragas, com parceiros como P&G, Heineken e Fiat, exibido no TNT, é um exemplo recente. “Há uma mobilização no mercado sobre branded content. O interesse não está na venda direta e agressiva, mas em disseminar a ideia de lifestyle e de valor da marca”. Segundo ela, ter produtoras preparadas para esse tipo de projeto é “fundamental para o mercado” audiovisual.

Entre os projetos previstos para estrear neste ano está a segunda temporada de “Elmiro Miranda Show”, da ParanoidBR, exibida no canal TBS. A comédia nacional transmídia “Eu quero ter um milhão de amigos”, da RM Produções Artísticas, estreou na TV Cultura e a Turner comprou a segunda janela para exibir em seus canais.