Em um cenário de pluralidade de meios e disputa pela concorrida atenção da audiência nas inúmeras plataformas de mídia, a TV Globo segue líder como benchmark na percepção dos players do mercado de propaganda. Não à toa, a emissora foi eleita como Melhor Veículo do ano no levantamento feito pelo PROPMARK.
Segundo Sergio Valente, diretor de comunicação da companhia, diversos produtos e ações levaram a Globo a esse status. No conteúdo, por exemplo, destaque para a dramaturgia, que foi ressignificada com apoio da flexibilização de projetos comerciais. Como resultado o mercado pode acompanhar cases como o de A Dona do Pedaço, que ao longo dos últimos seis meses incorporou ações de merchandising de marcas de peso como Casas Bahia e Fiat em seu enredo. Órfãos da Terra, por sua vez, acabou de ser reconhecida no mercado europeu com o prêmio Rose d’Or.
Para o executivo, os acertos não estão apenas no lançamento de produtos interessantes, mas na combinação de inteligência e estratégia. “Acredito que o mercado olha para a Globo e reconhece nosso trabalho em ser um veículo completo porque, seja no break ou no conteúdo, trabalhamos para ser assim: completos em qualidade, em criatividade, em gerar oportunidades para o talento brasileiro, em respeito ao mercado publicitário, cuidando dos intervalos e incentivando a criação de novos formatos”.
Como emissora de TV aberta líder de audiência no Brasil, o executivo ressalta ainda que o desafio é o de surpreender os brasileiros todos dias. “O grande desafio é fazer melhor. É se perguntar onde podemos ser mais relevantes, dar mais valor ao talento, onde podemos respeitar mais as pessoas, colaborar mais com o desenvolvimento da sociedade”.
Algumas ações comerciais feitas neste ano podem funcionar como resposta a essas questões. No projeto sobre inovação em parceria com a Volkswagen, em julho, por exemplo, a emissora trouxe a discussão para sua programação por meio de programetes de 60 segundos sobre inovação aplicada à comunicação, mobilidade urbana, produção industrial e saúde, entre outras áreas. O portal G1 também hospedou uma editoria para discutir o tema. O projeto Inovação. Muda Tudo. Muda Todos teve parceria com a agência AlmapBBDO, que foi parceira também em outro projeto de conteúdo, dessa vez, na área de esporte.
A série Na estrada com Galvão foi o primeiro branded content estrelado pelo narrador esportivo. O conteúdo promoveu o lançamento do Jetta GLI no Brasil e contou com entregas na TV aberta, SporTV, hub digital no GloboEsporte.com e ações nas redes sociais dos programas Auto Esporte e Esporte Espetacular, além do perfil oficial de Galvão Bueno no Twitter. O projeto antecipou outro importante anúncio feito pela emissora: a liberação de seu elenco esportivo para ações de marca. O benefício é prioritário para os patrocinadores do pacote comercial do futebol e da F-1, mas também pode ser aplicado a demais marcas.
Outra aposta da emissora foi o fomento ao empreendedorismo. Com filmes na programação da TV e um hub digital no G1 pensado para ser o ponto de contato com o empreendedor, o projeto leva informações, dicas e oportunidades para que o brasileiro tenha as melhores decisões em seus negócios. O Bradesco é patrocinador da iniciativa, que apresentou ainda o festival Menos 30 Fest, em São Paulo, voltado para o empreendedorismo jovem.
A estreia de Mestre do Sabor, em outubro, também foi um ponto alto do ano. A atração é o primeiro reality gastronômico da casa. O projeto tem patrocínios de Seara, Santander, Nissan, Diageo, Uber Eats, Guaraná Antarctica e Cacau Show.
Confira a lista completa dos Melhores Veículos de 2019:
1º TV Globo
2º Folha de S. Paulo
3º O Estado de S. Paulo
4º UOL
5º Jovem Pan